Desporto

Mais de vinte distritos na rota das Corridas pela Paz

Os distritos de Mueda, Mocímboa da Praia (Cabo Delgado), Unango, Cuamba (Niassa), Ribáuè e Moma (Nampula), Gúruè e Mocuba (Zambézia), Gorongosa, Dondo (Sofala), Vanduzi e Manica (Manica), Angónia e Chiúta (Tete), Vilanculo e Mabote (Inhambane), Chibuto e Chókwè (Gaza), Namaacha e Moamba (Maputo), Catembe e Kampfhumo (Cidade de Maputo) são os que fazem parte da rota das Corridas pela Paz, que serão levadas a cabo este ano, uma iniciativa do empresário Shafee Sidat, presidente da Federação Moçambicana de Atletismo, com apoio da mcel.

A iniciativa foi realizada em regime experimental o ano passado, primeiro no distrito de Morrumbala, na Zambézia, dia 4 de Dezembro, seguindo-se em Gondola, província de Manica, e Homoine, província de Inhambane.

Nos três locais, sedes distritais, os vencedores receberam três, dois e mil meticais, primeiro, segundo e terceiro classificados, respetivamente, em masculinos e femininos. Também houve ofertas de bolas, camisolas e chinelos.

A ganância pelo dinheiro, fez com que a corrida de Gondola fosse a pior das três já realizadas. A própria rota foi mal concebida, o que levou ao encurtamento da mesma, originando falsos vencedores, tendo havido desclassificações. Professores, alguns deles fiscais da prova, terão orientado seus pupilos a se esconderem em quintais para depois romperem pela frente chegando a meta nos primeiros lugares, o que foi detectado a tempo e horas pela equipa coordenadora do certame.

A corrida de Homoine foi a melhor organizada, tendo contado com a presença das autoridades governamentais, gente da saúde e cúpula distrital do partido Frelimo. No final houve música apresentada pelos jovens cantores locais.

De Morrumbala terá sido a mais espetacular e assistida, embora tenha sido preparada em pouo tempo. Decorreu na estrada principal, que divide a vila sede distrital, de uma ponta para a outra.

As Corridas pela Paz são o grito pela paz através do desporto, neste caso o atletismo. E acontecem numa altura em que em algumas zonas do país são reportados com frequência ataques armados entre as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique e os homens armados da Renamo.

Ontem realizou-se no distrito do Chibuto, província de Gaza, a primeira corrida das vinte e duas programadas para este ano. Foram centenas de crianças, jovens, adultos e velhos, de ambos sexos, que se puseram à rua a exigir paz em todo país correndo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo