DestaqueSociedade

MUTHIYANA DE FIBRA: Criei empresa de recrutamento de empregadas domésticas

Nome: Ercília Rosália Munde

Naturalidade: Maputo

Residência: Maputo

Ocupação: Trabalhadora, empreendedora e estudante

Conquistas: A muthiyana de fibra desta edição do domingo frequenta o quarto ano do curso de Contabilidade e Auditoria, trabalha como assistente comercial e conta que “há cerca de um ano tive a ideia de criar uma empresa recrutadora de empregadas domésticas, diaristas e guardas sem armas, denominada Mundinha Serviços”.

Até agora conseguiu empregar cerca de dezasseis pessoas de Maputo e algumas provenientes de outras províncias e tem muitas na lista de espera. Antes de colocá-las a trabalhar, procura dar uma formação básica sobre como elas devem se comportar, o que fazer, entre outros.

A muthiyana conta que o que a distingue de outras empresas recrutadoras é que procura conhecer a família da contratada, para evitar problemas e, caso se mostre necessário, recorrer a ela em caso de dificuldades.

Referiu que gastou cerca de 15 mil Meticais para registar a empresa. Depois de arranjar alguém que preenche os requisitos que o cliente pediu, ela recebe uma comissão tanto deste como do trabalhador. Segundo disse, “ainda é uma empresa muito pequena, mas procuramos oferecer um salário justo para que nenhuma trabalhadora se sinta lesada, devido ao nível alto do custo de vida”. Sonho: Gostava de conquistar uma boa parte do mercado, mesmo existindo outras agências que fazem a mesma coisa. É por isso que procura “ser diferente” no tratamento e cobra uma comissão baixa.

 “Enquanto os outros levam o primeiro salário ou 50 por cento do mesmo, eu levo menos”. Entretanto, “apelo a todas as mulheres que não desistam dos seus sonhos, que acreditem e depositem o máximo do seu potencial para verem os seus objectivos alcançados”.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo