Início » Mulheres dinamizam economia em Nampula

Mulheres dinamizam economia em Nampula

Por admin

Um grupo de mulheres organizadas em cooperativa está a dinamizar a economia na cidade de Nampula através da concessão de crédito com baixa taxa de juro para financiar projectos de geração de renda voltados para a mulher daquele ponto do país.

Trata-se da Cooperativa de Crédito das Mulheres de Nampula que iniciou as suas actividades em 1994 quando um grupo composto por sete mulheres se juntou para fazer bolos de mandioca e guardavam o seu dinheiro em forma de “XITIKI”.

De lá à esta parte a organização vem se assumindo como um dos actores fundamentais para a geração de renda de muitas mulheres da cidade de Nampula, pois tem estado a apoiar várias mulheres no desenvolvimento dos seus negócios através de atribuição de créditos para financiar diversas iniciativas desenvolvidas pelos seus membros.

De acordo com a Presidente da Mesa da Assembleia Geral daquela organização, Helena Bandeira, a Cooperativa de Mulheres de Nampula, tem estado a prestar serviços de crédito, poupança e micro-seguros para os seus membros que, segundo conta, são somente mulheres.

Por um lado financiamos projectos dos nossos membros com taxas de juros acessíveis para a maior parte das mulheres membro da cooperativa. Por outro, guardamos dinheiro dos nossos membros com segurança para investimentos futuros ou até para a resolução dos seus problemas sociais”, disse Bandeira, acrescentando que recentemente a cooperativa introduziu os serviços de Micro-seguros com vista a corrigir e evitar quebras em créditos e apoiar as mulheres em casos de morte ou acidentes.

Muaija Chata é uma empreendedora membro da Cooperativa de Mulheres de Nampula que conseguiu montar e manter o seu negócio graças à sua participação na agremiação. Conta que iniciou as suas actividades com 500 meticais emprestados da Cooperativa de que é membro sendo que hoje consegue crédito até aos 100 mil meticais.

De acordo com a nossa fonte, hoje, conta com duas viaturas, uma moageira, uma marcearia e uma machamba com 10 hectares onde produz milho e mandioca. No total, Muaija emprega 6 trabalhadores, tudo graças ao apoio prestado pela cooperativa.

Só em 2014, a cooperativa desembolsou cerca de 8 milhões de meticais que beneficiaram 314 mulheres que actuam em diversas áreas de negócio, desde aviários, mercearias, restaurantes entre outros.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana