Início » Moçambique e Vietname estreitam relações

Moçambique e Vietname estreitam relações

Por admin

A presidente da Assembleia da República (PAR), Verónica Macamo Dlhovo, manifestou o desejo de ver os laços de amizade e cooperação cada vez mais forte com a República do Vietname.

Este sentimento foi expresso semana finda em Maputo, pela PAR momentos depois de manter um encontro com o embaixador daquele país amigo acredito em Moçambique, Nguyen Van Trung.

Segundo a PAR, a cooperação bilateral tem sido frutífera para ambos países. Verónica Macamo frisou que o Vietname também apresenta várias áreas que o nosso país poderá explorar.

Na ocasião, Verónica Macamo endereçou um convite ao presidente do parlamento daquele país asiático, Nguyen Sinh Hung, no sentido de no próximo ano visitar a nossa Casa do Povo. “Aproveitamos o ensejo para convidarmos o presidente do parlamento do Vietname para nos visitar no próximo ano.”

Por seu turno, Van Trung frisou que as relações bilaterais estão cada vez mais fortes, porque além de ter vários interesses económicos, o Vietname tem vindo a colaborar no desenvolvimento de Moçambique.

Aquele diplomata destacou a solidariedade do povo vietnamita às vitimas das cheias nas regiões Centro e Norte de Moçambique, particularmente nas províncias da Zambézia e Niassa, onde há o registo de mais de uma centena de mortos e outras dezenas de milhares desalojados.
Para fazer face às calamidades naturais, o embaixador vietnamita afirmou que o seu país já ofereceu cerca de 200 mil dólares e mais de 60 mil unidades de produtos de primeira necessidade.

“Estamos a mostrar a nossa solidariedade face as dificuldades que os moçambicanos travam por causa das cheias que se fazem sentir na província da Zambézia”,disse Van Trung.

Van Trung também convidou a presidente do parlamento moçambicano a participar na 132ª Assembleia da União Inter-Parlamentar (UIP), um evento a ter lugar entre 28 do mês em curso a 1 de Abril próximo, na cidade de Hanoi, no Vietname. Entretanto, Verónica Macamo lamentou a sua indisponibilidade em virtude do evento coincidir com a primeira sessão ordinária da AR.

Criada em 1889, a UIP é uma organização internacional dos parlamentos dos Estados soberanos, cuja missão é promover a paz e cooperação entre os povos, bem como a consolidação das instituições representativas.
De referir que o nosso parlamento é representado, na UIP, por Mateus Kathupa, Lucinda Malema, da Frelimo e Saimone Macuiana, deputado da Renamo.

Moçambique e Vietname cooperam há cerca de 40 anos e actualmente este país asiático desenvolve projectos em vários domínios do desenvolvimento socio-económico, com enfoque para a disseminação de tecnologias agrícolas e telecomunicações.

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana