Quarenta em cada cem moçambicanos têm acesso a energia, o que só foi possível com a electrificação de 122 distritos dos 128 distritos abrangidos pelo Plano Quinquenal do Governo.
Distritos ainda sem ligação à Rede Eléctrica Nacional têm luz com recurso a fontes de energia renováveis, com destaque para os painéis solares, nas zonas rurais.
A combinação das duas vias de electrificação permitiu beneficiar até ao momento mais de 40 por cento dos moçambicanos (contra 7 por cento em 2004), sendo 26 por cento através da expansão da rede nacional e 14 por cento através de fontes renováveis.
Com esta taxa de acesso, 10 milhões de moçambicanos já tem energia em casa, o que coloca Moçambique entre os primeiros três países da SADC, sendo superado apenas pelas Maurícias e África do Sul.
Intervindo no IX Conselho Coordenador do seu ministério, que terminou sexta-feira última, no distrito de Gurué, na Zambezia, o Ministro da Energia, Salvador Namburete, disse que o aumento da disponibilidade de energia em condições de segurança e fiabilidade é factor determinante para o desenvolvimento económico e social, contribuindo para a geração de renda e criação de emprego, incluindo autoemprego, bem como para criação de condições apropriadas para a melhoria dos serviços de saúde, educação, abastecimento de água e para a expansão das tecnologias de informação e comunicação.
A APOSTA NO GÁS NATURAL
Diversas propostas de novos projectos de investimento, em número cada vez maior, têm sido apresentadas ao Governo com a solicitação da disponibilidade de energia eléctrica para a sua implementação, numa altura em que países da região encaram Moçambique como actor importante no desenvolvimento da capacidade adicional de produção de energia para a rápida superação do défice energético que actualmente a África Austral enfrenta.
O Ministro da Energia destacou, neste contexto, a inauguração, a 29 de Agosto último, da segunda fase do projecto da Aggreko de geração de energia a gás natural, com capacidade adicional de 122 MW, totalizando uma capacidade instalada de 232 MW, cujo excedente se exporta para a África do Sul e Namíbia, no quadro das acções do Governo de maximização do uso do gás natural.
O governante sublinhou que Moçambique tem estado a registar progressos assinaláveis na implementação de mais três projectos de centrais termo-eléctricas a gás natural, com recurso ao gás natural de Pande e Temane, previstos para os próximos dois anos, cuja implementação está a ser levada a cabo pela Electricidade de Moçambique, Sasol, e pela Gigawatt, em Ressano Garcia, e do projecto de Kuvaninga, no distrito de Chókwè, na província de Gaza.
Prosseguem igualmente as acções visando a implementação da Central Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa e da Linha Tete-Maputo, a espinha dorsal da Rede Eléctrica Nacional.
Cresce rede de comercialização
de produtos petrolíferos no país
Novos terminais petrolíferos poderão ser inaugurados em Tete e Palma no âmbito da logística de recursos naturais
A rede de distribuição e comercialização de produtos petrolíferos tem vindo a crescer, sendo assinalável expansão da capacidade de armazenagem desses produtos nos principais portos do país.
O programa de incentivo geográfico, desenhado pelo Governo com vista a potenciar investimentos nesta área, registou grandes avanços, contribuindo significativamente para o aumento da rede de bombas de combustível, particularmente nas zonas rurais, em número de 44, sendo a rede nacional total de 340.
O Ministro da Energia, Salvador Namburete, referiu que decorrem esforços para a construção de novos terminais petrolíferos na cidade de Tete e na vila de Palma, em Cabo Delgado, com vista a servir megaprojectos associados ao gás e carvão, assegurando assim a participação activa de empresas nacionais na cadeia de valor e na logística de fornecimento da indústria extractiva em Moçambique.
Por outro lado, decorre a ampliação do sistema de armazenagem e manuseamento de gás doméstico na Matola, com a conclusão prevista para o último trimestre de 2013, e estão a ser finalizados os estudos com vista à construção, de raiz, de um sistema de armazenagem e manuseamento deste produto na cidade da Beira.
Fábrica de painéis solares abre este ano
A fábrica de painéis solares, desenvolvida pelo Fundo de Energia, já está em fase avançada da sua construção, podendo iniciar a sua produção ainda este ano, em Beluluane, província de Maputo.
A unidade fabril ira permitir não só o fortalecimento do capital humano qualificado nesta matéria, mas será igualmente útil no desenvolvimento de tecnologia a nível nacional.
O seu principal objectivo é a disponibilização de painéis solares a preços mais acessíveis, criando condições para a substituição de candeeiro a petróleo.
Moçambique com autoridade
reguladora da energia atómica
Moçambique já estabeleceu uma autoridade reguladora na área de Energia Nuclear, a par da aprovação pelo Conselho de Ministros do projecto da Lei de Energia Atómica, a aguardar a sua apreciação pela Assembleia da República.
Com estes dois passos dados, o país completa os requisitos exigidos pela Agência Internacional de Energia Atómica, para que possa continuar a beneficiar de financiamento e apoio técnico no uso pacífico da ciência e tecnologia nuclear.
Bento Venâncio
Fotos de Jerómimo Muianga