Sociedade

Matola celebra 43 anos com foco no trabalho

O Município da Matola lançou na última quinta-feira as comemorações do 43º aniversário daquela autarquia, que terão o seu ponto mais alto a 5 de Fevereiro, data de elevação à categoria de cidade. O presidente daquela autarquia, Calisto Cossa, disse que a edilidade tem vindo a reunir esforços para, em conjunto com a população, resolver os problemas daquela urbe.

As cerimónias, que terão a duração de seis dias, decorrem sob o lema: “Matola, 43 anos inspirando-se nos seus munícipes”, cujo alcance é reforçar o elo entre os residentes e o governo local.
Calisto Cossa afirmou ainda que já se encontram no terreno equipas a trabalhar para a reposição das infra-estruturas danificadas pelas águas pluviais.

A prioridade das autoridades municipais é reconstruir e reabilitar as vias de acesso que ficaram seriamente danificadas devido as chuvas que fustigaram a Matola nas últimas semanas.

“Estamos focalizados nos problemas da Matola, assim como nos seus reflexos negativos, pelo que temos estado a envidar esforços para resolver os problemas”, disse.

No caso dos bairros do Fomento e Liberdade, a abertura das valas para a passagem das águas das chuvas implica o derrube de muros de vedação de algumas residências e estabelecimentos, sobretudo comerciais.
Por isso, quando questionado sobre a indemnização das famílias abrangidas pelo projecto de reposição das bacias de retenção naquela autarquia, Cossa disse que o município apenas se responsabilizará pelos danos por si causados. Assim sendo, os munícipes que construíram ilegalmente nessas áreas não serão ressarcidos por nenhum dano.

Aliás, tal como referiu o edil, o problema que se coloca não é indemnizar ou não um determinado proprietário duma infra-estrutura, mas salvaguardar o interesse público.

– Estas acções decorrem na base de diálogo entre o Município e os visados, por isso tem sido um processo tranquilo,anotou Cossa.

Revelou que por ocasião do aniversário da cidade da Matola, dez novos autocarros entrarão em funcionamento a partir de terça-feira, 3 de Fevereiro.

Do conjunto de actividades programadas por ocasião dos 43 anos da Matola, gostaria aqui de destacar a inauguração ou entrada em funcionamento de dez novos autocarros da Empresa Municipal de Transporte Público da Matola, observou.

Referiu que o Município encara o transporte de passageiros  como um desafio permanente para a gestão municipal. “A Matola está a crescer e diariamente novas famílias se instalam nos novos bairros e precisamos de transporte para essas pessoas”, referiu.

Calisto Cossa ajuntou que o Município vai continuar a reabilitar e construir estradas para garantir a ligação inter-bairros e estimular os transportadores privados.

Sabemos que o transporte necessita de estradas transitáveis. Por isso que continuaremos a intervir nas nossas estradas terraplanadas, asfaltadas e pavimentadas para garantir uma crescente mobilidade e acessibilidade aos nossos bairros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo