Início » Manica atinge metas de vacinação

Manica atinge metas de vacinação

Por admin

A província de Manica atingiu as metas estabelecidas na campanha de vacinação contra a poliomielite, suplementação com vitamina “A” e desparasitação com Mebendazol.

Nos dez distritos, incluindo a cidade de Chimoio, 296.745 crianças com idades que variam de zero a 5 anos foram vacinadas contra a Pólio; 284.598 de seis meses de idade a cinco anos receberam a Vitamina “A”, enquanto 251.626 crianças de um a cinco anos de idade foram desparasitadas com Mebendazol.

Falando no balanço preliminar da campanha de vacinação, que decorreu de 26 a 30 de Novembro passado, o director provincial de saúde de Manica, Juvenaldo Amós, disse, durante a semana da mulher e saúde da criança, que várias mulheres em idade fértil, ou seja, de 18 a 49 anos de idade tiveram acesso gratuito ao serviço de planeamento familiar.  Também houve rastreio do cancro do útero. Estes serviços tiveram lugar nas principais unidades sanitárias da província.

Amós referiu que planeamento foi acompanhado de palestras sobre como controlar o processo de reprodução, e na ocasião muitas mulheres receberam cuidados médicos que consistiram na introdução do dispositivo intra-uterino, vulgo “aparelho”, ou administração da pílula ou ainda injecção de Depoprovera.

Entretanto, foi apresentado publicamente o novo método de planeamento familiar que é a inserção de um dispositivo no braço para proteger a mulher da gravidez durante cinco anos.

Facto interessante, é que mesmo debaixo de chuvas, “a população aderiu à campanha, uma vez que já conhece a sua importância para a saúde da criança e/ou da mãe. Elas aceitaram dividir o tempo para conseguirem assistência médica”, disse Juvenaldo Amós, que adiante, sem avançar números, referiu “estamos satisfeitos porque as nossas estatísticas mostram que os objectivos desta campanha foram alcançados”.

Dados avançados por Juvenaldo Amós indicam que em toda província foram constituídas 396 brigadas de vacinação e movimentados 3.474 profissionais. Em termos de logística, tudo esteve assegurado, a actividade absorveu cerca de  6.8 milhões de meticais.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana