DestaqueSociedade

KaTembe: nova era novos desafios

Passados dois anos após a inauguração da ponte Maputo-KaTembe, o distrito municipal da KaTembe, na cidade de Maputo, assiste a uma procura desenfreada por terra para a habitação e fins comerciais.

Situado na parte sul da capital do país, é limitado a Norte e Leste pela baía de Maputo, a Sul pelo distrito de Matutuíne, através da Avenida do Metical e a Oeste pelo distrito de Boane, através do rio Tembe. É composto por cinco bairros – Chalí, Guachene, Incassane, Chamissava e Inguide.

Reza a história que a denominação Catembe está relacionada com um grande grupo populacional que, navegando pelo rio Tembe, chegou ao distrito (no bairro de Incassane) à busca de local para se instalar.

Tomás Mangune, líder tradicional naquele distrito, subscreve a história e conta que chegado ali, aquele grupo pediu para falar com a autoridade máxima local. No entanto, os nativos responderam que não a tinham, tendo repisado que sendo os vindouros um grupo extenso podiam ali se instalar. Aquele povoado passou a ser chamado de Catembe, conta.

Com grande expressão turística, KaTembe foi e continua a guardar a marca de um santuário onde reina paz. A praia de ondas tranquilas é um dos lugares mais atractivos do distrito. A sua areia branca e o ambiente romântico que a natureza à volta tem proporcionado já conspiraram a favor do nó de muitos casais.  Leia mais…

Texto de Luísa Jorge
luisa.jorge@snoticicas.co.mz

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo