Sociedade

Inicia reassentamento dos afectados

O reassentamento de famílias afectadas pelo projecto de construção da ponte Maputo-KaTembe iniciou recentemente no Distrito Municipal da Ka Tembe. Entretanto, e a par disso, a Empresa de Desenvolvimento de Maputo Sul está a levar a cabo o processo de avaliação e auscultação dos residentes do traçado da ligação KaTembe-Bela Vista e Bela Vista-Boane.

O projecto de construção da ponte que vai ligar a cidade de Maputo à Ka Tembe prevê a transferência de um total de 1200 famílias, das quais 900 que actualmente residem nos bairros da Malanga e Luís Cabral e, 300 no distrito Municipal de KaTembe, as quais serão reassentadas nos bairros Inkassane e Chamissava.

Trata-se de famílias cujas residências, machambas, entre vários bens, se encontram em locais que já foram solicitados pelo empreiteiro da obra de forma a dar o prosseguimento dos seus trabalhos. O reassentamento decorre em função das solicitações do empreiteiro e há indicações de que até ao momento foram reassentadas 30 famílias no bairro Chamissava, todos do Distrito Municipal da KaTembe as quais solicitaram a compensação em dinheiro.

Aquelas famílias receberam um talhão de 30/40 metros, para além de um valor monetário. Neste momento são as únicas que foram reassentadas pelo projecto, pois ainda decorrem conversações entre as autoridades da Empresa Maputo Sul e os afectados localizados nos restantes pontos afectados.

Aliás, esta compensação sucedeu-se depois de vários encontros entre as famílias afectadas e as entidades ligadas ao processo de reassentado onde foram prestados os devidos esclarecimentos sobre os moldes das compensações.

Recorde-se que o bairro Inkassane que ainda não foi ocupado, serão erguidos prédios entre tipo-2 a tipo-4 para aquelas famílias que preferirem receber a compensação em espécie.

Entretanto, as equipas técnicas da Empresa de Desenvolvimento Maputo Sul, estão a trabalhar desde semana passada nos bairros localizados no troço KaTembe-Bela Vista e Bela Vista-Boane. Conforme apurámos, tais trabalhos visam actualizar o traçado do projecto, para além de informar às famílias que brevemente vão decorrer trabalhos de reabilitação daquela via. “Portanto, a partir da próxima semana aquelas equipas vão trabalhar nas mesmas comunidades para apurar quantas infra-estruturas e machambas que serão lesadas”, apurou o nosso jornal.

Dados colhidos pelo domingo no local dão conta que só no troço KaTembe-Bela Vista, poderão ser afectadas cerca de 50 famílias e as autoridades mostram-se pouco preocupadas, uma vez que a maior parte das famílias possuem enormes porções de terra e alguns destes não poderão perder suas residências. Mesmo assim, prevê-se que haja algumas dificuldades no distrito de Boane onde existem grandes infra-estruturas nas bermas da estrada.

De referir que os trabalhos naquelas rodovias consistem de entre vários, no seu alargamento para facilitar o fluxo de viaturas que por ali cruzam rumo a vários pontos do país e até mesmo em direcção à vizinha África do Sul.

CONVERSAÇÕES NA MALANGA

O empreiteiro que está a levar a cabo as obras de construção da ponte Maputo-KaTembe solicitou à Empresa de Desenvolvimento de Maputo Sul a parcela que está entre a rua de UNEMO (que dá acesso à zona da Pousada dos Caminhos-de-Ferro de Moçambique) e a linha-férrea para que possa dar continuidade dos seus trabalhos naquelas bandas do Município de Maputo.

Para o efeito, está agendado para esta semana um encontro de auscultação entre algumas equipas da Empresa Maputo Sul e os afectados pelo projecto.

De referir que este não é o primeiro encontro entre as duas partes onde a Maputo Sul pretende explicar e ouvir os residentes do bairro os moldes de reassentamento das famílias cujas infra-estruturas deverão ser destruídas para dar lugar à prossecução das obras da construção daquela ponte.

Nos anteriores encontros as autoridades da empresa Maputo Sul, assim como os secretários do bairro têm aconselhado aconselharam as famílias afectadas para optarem em receber uma casa ao invés de dinheiro.

Fotos de Jerónimo Muianga

Abibo Selemane

habsulei@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo