Início » Infecções ginecológicas podem levar à esterilidade

Infecções ginecológicas podem levar à esterilidade

Por Idnórcio Muchanga
  • Em entrevista ao domingo, Renata Munguambe, médica, fala do uso frequente de calças como factor que pode alterar o ambiente natural da genitália feminina

Infecções ginecológicas recorrentes podem levar a mulher a ter dificuldades em conceber. Quem o afirma é Renata Munguambe, médica ginecologista e obstetra. Entretanto, chama atenção para a importância de cuidar do aparelho genital feminino, uma vez que a sua anatomia o torna vulnerável a infecções.

Em entrevista ao domingo, a especialista desmistifica os processos que contribuem para o aparecimento de doenças ginecológicas e defende que o ginecologista é um médico aliado da mulher para a vida inteira que deve ser consultado desde o aparecimento da menarca, a primeira menstruação.

Por que a mulher é mais propensa a desenvolver infecções no seu aparelho genital em relação ao homem?

A constituição do órgão genital feminino é logo, à primeira, diferente do masculino. Se analisarmos a anatomia do genitalia da mulher, veremos que ela já a coloca numa posição muito vulnerável. Isto porque ela está entre dois orifícios de descarga de componentes inúteis ao organismo, o urinário, que está acima, e o anal, abaixo, o que quer dizer que está susceptível à entrada de bactérias provenientes destes dois orifícios. Enquanto a parte terminal da genitália masculina é extereorizada e, por isso, é muito fácil de fazer a limpeza. E se juntada à circuncisão melhora ainda mais a questão de limpeza, enquanto a vagina é diferente. Leia mais…

TEXTO DE LUÍSA JORGE
luisa.jorge@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana