O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional em Nampula (INEFP), norte do país, está a formar cidadãos residentes na Ilha de Moçambique em cursos de hotelaria e turismo, com enfoque para as especialidades de cozinheiro e servente de mesa/bar.
A iniciativa decorre em parceria com o Instituto Nacional do Turismo (INATUR) e envolve 24 formandos daquele território insular de Nampula, dos quais 12 como cozinheiros e os restantes serventes de mesa/bar.
Segundo um comunicado de imprensa do Ministério do Trabalho, o curso iniciou segunda-feira e o objectivo é responder à crescente procura que se verifica nos últimos tempos de pessoal treinado nas áreas de cozinha e de servente de mesa/bar, aliada ao incremento da actividade do turismo naquela região, assim como das obras de restauração.
Na mesma ocasião, uma cerimónia idêntica teve lugar na terça-feira na cidade de Nacala-Porto que, além dos beneficiários da formação, contou com a presença de representantes do governo distrital, INATUR, INEFP, da Direcção Provincial do Turismo, entre outros convidados.