Início » Hindus celebram 100 anos do templo de Salamanga

Hindus celebram 100 anos do templo de Salamanga

Por admin

A comunidade Hindu residente em Moçambique celebrou, no passado mês de Outubro, o centésimo aniversário da edificação do Templo de Shree Ram em Salamanga, província de Maputo.O templo foi construído em 1914 em obediência às ordens do Santo Mahatma Kalidas Bapas que se deslocara àquelas bandas vindo da província de Inhambane em 1908.

Para assinalar a data, a comunidade hindu ee Moçambique reservou uma semana para orações, sendo que os primeiros três dias estavam reservados para sacerdotes.

O evento contou com a presença de vários crentes daquela religião oriundos de diversas partes do mundo, com maior destaque para a India que esteve representado com quatro sacerdotes.

Falando sobre como tudo começou para a edificação daquele templo, Jayesh Sacarlal, membro da Comunidade Hindu em Moçambique, contou que o santo Mahatma Kalidas Bapa partiu da província de Inhambane a pé até chegar a Salamanga, na província de Maputo.

Naquele ponto da província de Maputo sentou-se à sombra de uma árvore grande e, numa atitude de agradecimento à grandeza de Deus, entrou em profunda meditação.

Durante a sua estada em Salamanga, Mahatma surpreendeu os seus residentes com algumas práticas. De entre várias, consta que certa vez a população daquela vila ouviu a sua fama e foi ao seu encontro e, na presença do Administrador do Governo Português de Bela Vista, pediu para que fizesse milagre numa lagoa local cuja água era imprópria para consumo.

Mahatma Kalidas aceitou o desafio e mandou as pessoas adiantarem para uma vila então conhecida por Maioca. O Administrador convidou o santo para que fossem junto na viatura, mas Kalidas respondeu:  “Santos que caminham e rios que correm são coisas boas. Sigam vocês de carro. Eu vou caminhar, mas quando lá chegarem, eu estarei lá”.

O administrador partiu para Maioca e quando chegou na lagoa Mahatma já estava lá à espera do público chegar para iniciar a actividade. Minutos depois tocou na lagoa e bebeu da água.

Facto curioso é que desde então a Vila de Maioca passou a ter água potável.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana