DestaqueSociedade

DICAS DA VOVÓ: Tem “casa dois” e “casa três” mas não aguenta nem com “casa um”

– vovó Nauvene Maposse, residente em Maputo

Há seres humanos que se demarcam da maioria, no que diz respeito à maneira como aproveitam a vida. Possuem um gás de causar inveja aos que se acham muito “devagar”. Aproveitam a vida de tal modo que vêem o seu estado civil alargado: passam de casado com “casa 1,” para “marido de casa 2” e até de “casa 3”, quando assim o preferem.

Haja doses extras de alegria e fôlego para colocar a “conversa” em dia em três famílias, para satisfazê-las afectivamente. Isso para não falar de outras questões, que muitas vezes se mostram necessárias, dependendo obviamente dos casos: as financeiras. E é exactamente sobre isto que a vovó Maposse fala, sobre “os que têm vontade de ter mais de uma mulher”, mas que não se garantem em matéria de gerência.

Ela observa que, no fundo no fundo, é somente a boca que funciona neles. Na realidade, “eles têm ‘casa dois’ e ‘casa três’, mas não aguentam nem com a ‘casa um’”. Que deixam a própria família à pão e água, “himhaka yamabrincandeira ntsem! (só por causa de ‘brincadeiras/mau comportamento”, daí que conclui: “Matixixa” (vocês rebaixam-se).

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo