Início » Dezassete professores expulsos do Estado

Dezassete professores expulsos do Estado

Por admin

Dezassete professores de diversos estabelecimentos de ensino, no distrito de Mossurize, província de Manica, foram expulsos do Aparelho do Estado no ano passado, acusados de prática de várias ilicitudes.

Absentismo e assédio sexual são apontados como sendo as principais infracções cometidas por aqueles funcionários da educação, segundo nos revelou o administrador distrital, Gilberto Canheze.

Para suprir as vagas deixadas pelos docentes despedidos, o sector de educação recrutou novos professores que neste momento estão em actividade. Canheze contou que outros docentes infractores receberam diferentes tipos de penas desde despromoção, repressão e desconto de salários devido ao absentismo.

A medida, segundo a nossa fonte, visava imprimir maior dinâmica no sector e desencorajar comportamentos similares. Os desvios de comportamento por parte daqueles professores consubstanciavam-se no abandono dos respectivos locais de trabalho. Eles agarravam-se ao facto de o distrito não ter um estabelecimento bancário e, em consequência disso, terem de se deslocar à cidade de Chimoio, capital da provincial, à busca de ordenados. Faltavam ao serviço, dias consecutivos, sem justificação convincente, e, obviamente, essas ausências influenciavam negativamente no aproveitamento pedagógico dos alunos”, disse Canheze.

Segundo apurou o domingo, os aludidos professores já tinham sido advertidos para mudarem de comportamento mas nunca se emendaram, pelo que a única medida foi instaurar processos disciplinares que culminaram com demissões e expulsões.

Ana Comoane insta

crianças a estudarem

A governadora da província de Manica, Ana Comoane, quer ver as crianças a dedicarem-se mais a aprendizagem como forma de contribuir para o desenvolvimento do país. Comoane deixou este pedido durante um breve contacto que manteve com os petizes na  despedida que marcou o término da sua visita de dois dias ao distrito de Mossurize.

 Comoane acrescentou que a criança deve ter em mente a importância de estudar e obedecer os pais, distanciando-se, portanto, de comportamentos que atentam contra o seu bom crescimento como são os casos de casamentos prematuros, gravidez precoce, consumo de drogas, álcool e outros males. 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana