Sociedade

Desmatamento monitorado em tempo real

O desmatamento de florestas passa a ser monitorado em tempo real no país no âmbito de um processo que possibilitará o pleno conhecimento da dis­ponibilidade de recursos exis­tentes e como os mesmos es­tão a ser aproveitados .

A informação foi tornada pública durante o encontro da Iniciativa Global de Observa­ções Florestais (GFOI) que se realizou na semana passada em Maputo, promovido pelo Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MI­TADER) e parceiros.

O evento reuniu um gru­po de cientistas de diversos cantos do mundo que se com­prometeram a criar mecanis­mos que visam melhorar as estimativas de emissões de dióxido de carbono, a par da promoção de mudanças na co­bertura de terras e do desenho de ferramentas mais simples de monitoria das florestas.

 No caso de Moçambique, o sistema instalado ainda não permite, de forma actualiza­da, fornecer dados indicadores dos níveis de desmatamento que anualmente ocorrem num determinado ponto do país, facto que não facilita, ainda, o processo de tomada de deci­são para a gestão dos recursos florestais.

Texto de BENJAMIM WILSON

benjamim.wilson@snoticicas.co.mz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo