Início » Descarga atmosférica mata e fere em Maputo

Descarga atmosférica mata e fere em Maputo

Por admin

Uma mulher, cujo nome não foi possível apurar, perdeu a vida, quinta-feira última, na zona do Triunfo na Avenida da Marginal, ao ser atingida por um raio, na sequência de uma descarga atmosférica.

Outras cinco pessoas ficaram feridas na sequência do mau tempo registado no mesmo dia.

Dados recolhidos pelo domingo indicam que a referida cidadã, encontrava-se numa paragem de transporte de regresso à sua residência em Nkobe, depois de cumprir mais um dia laboral no bairro do Triunfo, onde trabalhava como empregada doméstica.

Uma das testemunhas do incidente, Gulamo Buene, trabalhador da construção civil, disse que no local onde a mulher foi atingida mortalmente, outras pessoas sofreram ferimentos.

Na ocasião, conforme relatou Buene, foi solicitada uma equipa da Polícia de Investigação Criminal (PIC) para proceder à remoção do corpo da cidadã atingida.

Em relação aos feridos, ficamos a saber que se trata de cincos pessoas que foram levadas para Hospital Central de Maputo (HCM) de forma a receberem cuidados médicos. Estes dados foram confirmados por João Fumane, director do HCM, em contacto com o domingo, que deu a conhecer ainda que três vítimas do número total de vítimas já tiveram alta e as outras duas ainda se encontram no hospital em observação, esperando-se que recebam alta médica nos próximos dias

Falando sobre o fenómeno atmosférico que causou vítimas, Telmo Sumila, meteorologista, explicou que a mesma ocorreu por nos encontrarmos num período de transição de estação, do Verão para o Inverno, sendo que “o aquecimento extremo que se fez sentir, levou a que houvesse uma diminuição da densidade do ar, o que aumentou a intensidade das massas ar, factor que origina a ocorrência de vendavais. Sumila referiu que se tratou de um vendaval de pequena escala, com ventos de 15 a 20 nós, isto é, de 30 a 40 quilómetros.

Entretanto, conforme afirmou, a vítima que perdeu a vida foi atingida por um trovão, daí que chama atenção para a necessidade de, nesta altura do ano, se fazer um acompanhamento diário da previsão do tempo e, em dias com previsão para má temperatura, evitar locais abertos como praias ou pontos mais altos de um lugar isolado; árvores isoladas e contacto com material metálico. Outra medida a adoptar é desligar todo material electrónico como telefones celulares, entre outros.

Texto de Idnórcio Muchanga

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana