DestaqueNacional

BENILDE MACARINGUE E RADY GRAMANE: O outro lado das campeãs

TEXTO DE ABIBO SELEMANE

ABIBO.SELEMANE@SNOTICICAS.CO.MZ

Uma é estudante do ensino superior, a formar-se em Contabilidade e Auditoria, e a outra é agente de saúde, nos exames especializados na Medicina, do Hospital Central de Maputo (HCM).

Têm em comum o facto de terem enveredado pelo boxe, inicialmente para superarem os constrangimentos da vida e também como passatempo. Hoje, ambas são campeãs. Venceram no ringue e também na vida.

Trata-se de Rady Gramane, de 28 anos de idade, a estudante e bi-campeã africana na categoria de 70 a 75 quilogramas (Kg), que tinha a tendência de ser obesa, por isso era vítima de “bullying”. Aceitou o desafio de praticar este desporto em 2011. Por sua vez, Benilde Macaringue, de 29 anos de idade, medalha de bronze no “africano” dos Camarões, começou a praticar este desporto em 2015 para ocupar o tempo e espantar a solidão.

Num momento de dificuldades no ambiente escolar e na vida, as duas jovens passaram a integrar a academia de Lucas Sinóia, na cidade de Maputo, que as treinou paulatinamente até alcançarem os resultados que hoje exibem.

Actualmente, sentem-se bem sucedidas, porque, além das vitórias obtidas a nível nacional e internacional, afirmam que conseguiram atingir os seus objectivos pessoais, por isso podem olhar-se no espelho e sorrir.

Por exemplo, Rady Gramane diminuiu mais de metade dos quilos que tinha até finais do ano de 2011. Actualmente, sente-se uma jovem nova, livre e capaz de enfrentar qualquer barreira, claro, sem violência. Já alimenta novos sonhos: terminar o ensino superior e continuar com a nova carreira profissional.  Leia mais…

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo