Nacional

Niassa prevê recensear 9500 jovens

A província de Niassa prevê registar este ano doze mil jovens para o Serviço Militar Obrigatório, sendo 9.500 do sexo masculino e 2.500 mulheres, informou, há dias, o governador Arlindo Chilundo, na vila municipal de Marrupa, à margem da cerimónia do lançamento do recenseamento militar de 2016.

Na ocasião, Chilundo lembrou que o recenseamento militar é um acto de cidadania, convidando a todos os jovens com idades compreendidas entre os 18 e 35 anos para aderirem, em massa, aos vários postos estabelecidos para o efeito. “Recenseamento militar é uma fonte de acesso dos jovens aos serviços públicos”, anotou aquele dirigente.

Por sua vez, a delegada do Centro de Recenseamento e Mobilização de Niassa, Susana Dimaca, instou os pais e toda a sociedade civil a mobilizar os jovens para participarem no presente evento, justificando que “só cumprindo o dever de se recensearem os jovens podem garantir a preservação da paz e unidade nacional”.

Enquanto isso, a administradora e a edil de Marrupa, respectivamente Angelina Nguiarasse e Marta Romeu, congratularam-se com o facto de a sua área de jurisdição ter sido escolhida para a sede das cerimónias provinciais do acto, prometendo tudo fazer para a mobilização de maior número de jovens e consequente cumprimento da meta estabelecida.

Sobre o assunto, a nossa reportagem ouviu os três primeiros jovens que se recensearam, nomeadamente, Manuelito Rosário, Benilde António e Dolve Rosário, os quais se mostraram satisfeitos por terem sido os primeiros a cumprir o dever patriótico, pedindo aos demais jovens para seguirem o seu exemplo.

A terminar, o governador de Niassa falou da agricultura, lembrando que “estamos no período de chuvas, fonte de esperança para maior produção agrícola e, por outro lado, uma preocupação de todos nós devido aos conhecidos efeitos negativos, nomeadamente cheias, inundações e a criação de condições para aparecimento de várias doenças, entre elas diarreiras, cólera, malárias e outras mais”.

2 Comentários

  1. I think that is among the such a lot vital information for me. And i’m glad studying your article. However wanna commentary on few normal issues, The web site taste is wonderful, the articles is truly excellent : D. Excellent job, cheers

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo