Sociedade

Cólera ainda preocupa em Tete

A epidemia mostra tendência inquietante na cidade de Tete contrastando sinais de abrandamento noutros pontos do país, à excepção de Quelimane. Subiu de 31 para 39 o número de óbitos no país, embora autoridades sanitárias sublinhem que a taxa de mortalidade baixou em cerca 3,8 por semana finda. Zambézia já entrou nas contas ao registar os primeiros casos na capital provincial.

O país regista cada vez menos casos de cólera comparativamente os números revelados nas últimas semanas, contudo a província de Tete continua a preocupar.

Benigna Matsinhe, directora nacional adjunta de Saúde Pública, explica que a redução da mortalidade resulta da diminuição de novas entradas nos centros de tratamento nalgumas províncias afectadas pela epidemia.

“A redução da taxa de mortalidade enche-nos de alegria uma vez que a percentagem registada nas últimas semanas estava fora de padrão para aquilo que é aceite numa epidemia como cólera”, disse a nossa entrevistada.

As províncias de Niassa e Nampula têm registado, respectivamente, a entrada de 12 e 7 pacientes por dia.

Tete, a província mais afectada, tem registado uma melhoria nalgumas das comunidades.Contudo a cidade de Tete continua ainda a ser o grande foco de expansão da epidemia, uma vez que ainda regista um crescente número de doentes, sendo que por dia chega a receber em média 80 a 90 pacientes nos centros de atendimento.

A directora adjunta explicou que o principal problema de Tete é a falta de latrinas, o que condiciona práticas de fecalismo aberto.

Para combater a epidemia, várias medidas estão a ser tomadas ao nível central do Ministério da Saúde (MISAU) bem como ao nível das próprias províncias.

Autoridades sanitárias estão a distribuir água potável, tendo montado tanques para o abastecimento das comunidades residentes nos principais focos de expansão da epidemia.

Contra todas as precauções, semana passada a província da Zambézia registou, pela primeira vez, casos de cólera.                                                                               

Benigna Matsinhe referiu que semana cerca de 25 doentes deram entrada nas enfermarias na cidade de Quelimane, a capital provincial.

A fonte esclareceu que Zambézia regista casos devido àchuva que se assume como grande veículo para alastramento do vibrião colérico. “As cheias estão a trazer impacto negativo”, ressalvou.

Refira-se que nas províncias não afectadas estão sendo desenvolvidos também trabalhos de sensibilização das comunidades.

Chefe de Estado deixa recomendações

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, reuniu semana finda com o grupo multissectorial de quadros e deixou recomendações que visam esboço de plano de acção contra a cólera, que para além do Ministério da Saúde, inclui igualmente o Ministério das Obras Públicas/Recursos Hídricos e Ministério da Educação/Desenvolvimento Humano.

Na Saúde, por exemplo, vamos intensificar as nossas acções de educação nas comunidades, para além do reforço das equipas que estão a trabalhar nos centros de tratamento de cólera, refere Benigna Matsinhe, acrescentando: “ vamos, igualmente, intensificar ainda mais a vigilância não só de cólera mas também de outras doenças diarreicas”.

Os outros sectores vão intensificar as acções de melhoria de saneamento nas zonas onde há cólera, distribuirão água potável, a par de tratamento das suas fontes para que as pessoas possam consumi-la limpa.

Refira-se que em todo país existem cerca de 12 centros de tratamento de cólera.

Como prevenir a cólera

A cólera está fortemente associada à higiene, daí a sua classificação como “doença das mãos sujas”

Nas linhas que se seguem, domingo avança com algumas medidas que devem ser tomadas no âmbito preventivo.

·        Beba sempre água potável. Se não possuir, ferva a água e adicione hipoclorito de sódio (distribuído nos postos de saúde), antes do consumo. A OMS recomenda 6 mg de cloro para cada litro de água;

prevenção cólera

·        Lave bem as frutas e vegetais antes de comer;

·        Coma alimentos bem cozidos, principalmente verduras e mariscos;

·        Descasque frutas e vegetais;

·        Tome precauções com relação a alimentos derivados do leite, como queijos e sorvetes;

·        Deposite o lixo em lugares adequados;

ene pessoal, como lavar sempre as mãos antes de consumir alimentos, tomar banhos, dentre outros.

PRINCIPAIS SINTOMAS

Os principais sintomas de cólera são diarreia, vómitos, dores abdomin

·        Proteja os alimentos depois de cozidos;

·        Mantenha bons hábitos de higi

ais e calafrios. Ela provoca uma enorme perda de água, que, consequentemente, gera desidratação intensa e risco de morte, principalmente em crianças.

Maria de Lurdes COssa

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo