Início » Colecta de leite ao domicílio salva vida de recém-nascidos

Colecta de leite ao domicílio salva vida de recém-nascidos

Por Idnórcio Muchanga

O Banco de Leite Humano do Hospital Central de Maputo (HCM) faz colecta de leite materno ao domicílio, para garantir segurança e cumprir as restrições impostas para a prevenção da propagação do vírus da covid-19. Com esta medida, pretende-se que os recém-nascidos internados continuem a beneficiar deste alimento.

Antes da eclosão da pandemia, a recolha do leite era feita de dois modos: interna, que ocorria dentro das instalações do Banco de Leite Humano, e a externa, através de brigadas em diferentes unidades sanitárias

Com efeito, nos últimos dois anos, o stock de leite materno tem sido suficiente para responder à demanda.

Sónia Bandeira, directora do Banco de Leite Humano do HCM, garante que “temos no momento 40 doadoras no activo. Disponibilizamos recipientes devidamente higienizados e damos instruções às mães doadoras em relação a como proceder a extracção e conservação do leite em casa. E, semanalmente, a nossa brigada faz a colecta ao domicílio”, explica.

Do total de 40 doadoras no activo, todas da província de Maputo, 25 encontram-se na cidade de Maputo, 10 no distrito da Matola e cinco em Marracuene. Leia mais…

Texto de Luísa Jorge
luisa.jorge@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana