Sociedade

Cidadão detido na posse de armas

Um indivíduo identificado como Cremildo João Mutembwe, de 33 anos, residente no município da Matola, foi neutralizado há dias, na zona de Inhamízua Estrada Nacional Número Seis (EN6), entrada da cidade da Beira, na posse de duas armas de fogo de tipo pistola CZ.

Segundo o Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique em Sofala, Cremildo Mutembwe estava numa boleia de um indivíduo que conduzia uma viatura da marca Toyota Surf com destino à cidade da Beira. A polícia, que já seguia os movimentos de uma quadrilha da qual acredita que o detido faça parte, recebeu informações que um dos membros da gang entraria nesta cidade do centro do país proveniente de Maputo para mais uma acção criminosa.

Foi assim que no posto de controlo policial de Inhamízua uma brigada à paisana identificou a viatura onde estava o suspeito e depois de proceder à vasculha do carro foram encontradas duas armas de tipo pistola CZ, uma com 13 munições e outra com duas, que supostamente seriam usadas nos assaltos.

Depois das necessárias averiguações e confirmações, o neutralizado deixou claro que o outro indivíduo apenas havia facultado boleia . 

Segundo a porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República em Sofala, Sididi Paulo, a corporação acredita que indivíduo ora encarcerado nas celas da 2ª esquadra no bairro da Ponta-Gea naquela urbe seja membro de uma quadrilha que se dedica a assaltos à mão armada a estabelecimentos comerciais na Beira.

A referida quadrilha, segundo a PRM em Sofala, ficou conhecida naquele meio como  “grupo da Runx”, com a “missaão” de desencadear uma série de assaltos a estabelecimentos comerciais e de seguida fugirem via aérea para a cidade de Maputo ou Tete de acordo com a disponibilidade de voos.

O cidadão visado negou todas as acusações, alegando que fora contactado para levar as armas até Maputo desde Morrumbala, província da Zambézia sua proveniência.

Ele afirmou que caso tivesse transportado com sucesso as armas receberia uma compensação no valor de 20 mil meticais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo