Sociedade

Celebrar dia SADC pensando na integração regional

Comemora-se amanhã, segunda-feira, o dia da SADC – Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral. São trinta e cinco anos de existência e exercício.

A cerimónia pelo dia da SADC vai começar com a deposição de flores  na Praça dos Heróis, pelas 09H00, estando  o encerramento marcado para a  Escola Secundária Josina Machel, pelas  10h30.

17 de Agosto foi declarado o Dia da SADC pelo Conselho de Ministros da SADC, reunido em Gaborone, Botswana, de 26 a 27 de Agosto de 1994, para ser comemorado todos os anos, pelos Estados Membros.

A comemoração da data envolve a organização de actividades culturais, recreativas e desportivas, hastear da Bandeira da SADC e marchas populares.

Este ano, as comemorações em Moçambique decorrem sob o lema: “Os Desafios da Integração da SADC até 2020”.

Vem decorrendo há uma semana, actividades comemorativas em vários pontos do país.

As comemorações do Dia da SADC são coordenadas pela Comissão Nacional da SADC (CONSADC), uma instituição do Conselho de Ministros com funções consultivas e de coordenação da participação de todos os sectores da sociedade moçambicana no âmbito da implementação dos programas e projectos da SADC.

DEBATE SOBRE A INTEGRAÇÃO REGIONAL

O Município de Maputo acolheu na última sexta-feira, o debate intitulado “Os Desafios da Integração da SADC até 2020”.

Os oradores foram Manuel Guilherme Junior – Docente na Universidade Eduardo Mondlane, Oksana Mandlate – Investigadora no IESE,  tendo o jornalista Frederico Jamisse, sido moderador do debate.

Participaram no debate, a Vice-Ministra do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nyelety Mondlane, corpo directivo da Comissão nacional da SADC, dirigentes e colaboradores do Ministério da Indústria e Comércio, estudantes e docentes.

Na manhã de sábado, foi realizada uma partida de futebol no campo do 1º de Maio, entre a equipa do Governo da Cidade de Maputo e Missões Diplomáticas da SADC. o resultado final foi 5-3, favorável à equipa do Governo da Cidade de Maputo.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo