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Carta escolar moçambicana impressiona países da SADC

Por admin

Moçambique tem vindo a registar significativos avanços no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O Ministério de Educação é um dos exemplos disso ao desenvolver uma plataforma tecnológica conhecida por Geo-portal, bastante apreciada na SADC.

”O Geo-portal, uma representação geográfica da Carta do Sistema Nacional de Educação moçambicano, que vem evoluindo desde 1996, visualiza fotográfica, infra-estrutural e geograficamente o estágio das 17.399 escolas de todos os níveis, nos seus quatro pontos cardeiais”, diz Kauxique Maganlal, asssessor do Ministro de Educação para área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Moçambique é o único país na região Austral (SADC) com um Geo-Portal Escolar com esta dimensão, e é por isso bastante elogiado.

domingoapurou a existência de Geo-Portal Escolar em Abril último quando decorria na capital moçambicana, Maputo, a VIII Reunião dos Ministros de Educação da Comunidade dos Países falantes da Língua Portuguesa (CPLP), quando grande parte dos participantes se concentrava diante de um painel, ali montando.

O painel em causa exibia todas as características da rede escolar moçambicana: tipo de escola, até aquelas que ainda funcionam debaixo as árvores, material de construção, localização geográfica, número de alunos e professores por sexos.

A articulista deste artigo estudou na escola primária de Pembe, há 32 quilómetros da vila sede de Homoíne em Inhambane. A escola foi exibida nitidamente na tela, com todas as características e infraestruturas a volta.

“O sistema de Carta Escolar ou Geo-Portal da Educação permite visualizar todas as escolas do país, na sua grande maioria primárias do primeiro grau ou EP1 e a partir daí fazer-se o seu acompanhamento, gestão e sua monitoria” , explicou Kauxique Maganlal, responsável pela concepção do instrumento e assessor do Ministro de Moçambicano de Educação, Augusto Jone.

São múltiplas as vantagens que o mapa escolar oferece aos gestores do Sistema Nacional de Educação, como a facilidade de acompanhar, controlar e avaliar, à distância, o nível das obras e articular-se com os fiscais sobre a qualidade do trabalho executado num mecanismo “one line” acedido por qualquer cidadão.

Outra importância do Geo-Portal ou mapa escolar, apontado por Kauxique Maganlal, é que em tempos de desastres naturais como inundações, o instrumento ajuda os gestores a promoverem planos de protecção da comunidade escolar no seu todo.

Com o Geo-Portal é possível perceber que gde maximizar o uso das tecnologias de informação e Comunicação como ferramenta de apoio ao processo de disseminação do conhecimento científico nas diferentes áreas, para a melhoria da qualidade de vida das comunidades e do desenvolvimento do paísrande parte das escolas, a todos os níveis, se situa na zona do litoral, dado o desenvolvimento económico e social dessas regiões.

Efectiva-se, assim, um dos primordiais objectivos da Política Nacional de Informática, aprovada pelo Governo de Moçambique em 2000, que se traduz, entre outros objectivos, de maximizar o uso das tecnologias de informação e Comunicação como ferramenta de apoio ao processo de disseminação do conhecimento científico nas diferentes áreas, para a melhoria da qualidade de vida das comunidades e do desenvolvimento do paísde maximizar o uso das tecnologias de informação e Comunicação como ferramenta de apoio ao processo de disseminação do conhecimento científico nas diferentes áreas, para a melhoria da qualidade de vida das comunidades e do desenvolvimento do paísmaximizar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta de apoio ao processo de disseminação do conhecimento científico nas diferentes áreas para a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais.

Para a sua disseminação e domínio do Geo-Portal escolar, o Ministério de Educação vai capacitar, a nível nacional, todo o corpo de gestores do Sistema Nacional de Educação para conhecerem e dominar a plataforma e daí poderem introduzir a informação desejada, produzir mapas temáticos, indicando o número de professores, alunos por sexo, infra-estruturas, e todo um conjunto de características inerentes à rede escolar nacional.

Brígida da cruz Henrique (Colaboração)

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