Início » Até sempre, Dom Alexandre!

Até sempre, Dom Alexandre!

Por Idnórcio Muchanga

Os restos mortais de Dom Alexandre, primeiro padre, bispo e cardeal moçambicano já repousam no presbitério do altar da Paróquia Imaculada Conceição, Sé Catedral de Maputo. Trata-se do cumprimento de um desejo expresso pelo próprio sacerdote, cuja trajectória e percurso ultrapassaram a dimensão religiosa.

A urna contendo os restos mortais do Cardeal Dom Alexandre José Maria dos Santos foi depositada no presbitério quando eram 12 horas e 25 minutos da passada quinta-feira, numa cerimónia dirigida pelo arcebispo da Arquidiocese de Maputo, conjuntamente com 8 bispos que compõem a Conferência Episcopal de Moçambique (CEM).

Foi uma cerimónia singular, a primeira na história de Moçambique independente, em que os cidadãos testemunharam e acompanharam o sepultamento de um bispo na Sé Catedral da cidade de Maputo.

Com efeito, a Igreja Católica seguiu os seus rituais, convidando para o altar alguns sacerdotes, incluindo dois da Igreja Anglicana, freiras da congregação fundada pelo Cardeal, assim como o Presidente da República, Filipe Nyusi, e os antigos estadistas, nomeadamente, Joaquim Chissano e Armando Guebuza. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana