Início » Ano lectivo arranca com défice de professores

Ano lectivo arranca com défice de professores

Por admin

O sector de Educação na província de Inhambane inicia o ano lectivo 2015 com défice de pouco mais de setecentos professores. As autoridades locais tinham planificado contratar cerca de mil e quinhentos novos professores, mas tiveram aval do Ministério da Educação para recrutar apenas seiscentos e setenta, número que está muito aquém das necessidades da província.

“Este número não vai ao encontro das nossas necessidades”, disse o porta-voz da Direcção Provincial de Educação em Inhambane, Teixeira Chamusso.
Acrescentou que para resolver o problema, grande parte de professores será obrigada a leccionar em regime de dois turnos.
A fonte indicou que outra estratégia a ser adoptada será de reconduzir ao corpo docente professores de carreira que se encontram em alguns gabinetes a fazer trabalhos burocráticos.

Em relação aos pouco mais de seiscentos novos docentes contratados, o processo de selecção que era feito ao nível dos distritos já está a terminar sendo que estes deverão em breve começar a trabalhar.

De notar que este ano estão matriculados nas escolas de Inhambane pouco mais de quatrocentos sessenta e sete mil alunos em todos subsistemas de ensino incluindo a Alfabetização e Educação de adultos para um universo estimado em pouco mais de treze mil.

Aminosse Moisés

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana