Sociedade

Amigdalites operadas gratuitamente

O departamento de Otorrinolaringologia do Hospital Central de Maputo (HCM) iniciou uma campanha de operação gratuita de crianças sofrendo de amigdalites, sendo que nesta primeira fase beneficiaram da iniciativa 55 crianças com idades compreendidas entre 2 e 13 anos.

De acordo com o responsável pelo departamento de Otorrinolaringologia, Pedro Machava, esta actividade está a ser levada a cabo pelo facto de o sector estar a registar uma grande procura por este tipo de serviço.

Ainda temos a intenção de operar mais doentes, sobretudo crianças. Tínhamos na lista de espera100 crianças, das quais 55 foram já operadas com sucesso”, explicou.

Adiante, Machava referiu que a campanha, que está a ser custeada pela direcção daquela unidade sanitária, continuará nos próximos três meses.

As crianças, de acordo com Pedro Machava, foram seleccionadas tendo em conta a sintomatologia de cada paciente. “As cirurgias foram feitas em crianças que se encontravam em estado crítico”, explicou, tendo acrescentado que quando o paciente não apresenta um quadro grave, o departamento procede apenas ao tratamento.

A cirurgia é recomendada nos casos mais graves, porque a bactéria que causa esta doença (streptococos beta-emolíptica do grupo A) pode provocar outras complicações de saúde como a Miocardite, endocardite, febre reumática, inflamação das articulações, do rim, deformação do palato, entre outros.

Com as amígdalas infeccionadas a criança reduz a sua qualidade de vida. Ela torna-se intolerante aos alimentos sólidos, passando a consumir mais líquidos. Fica, também, sujeita a insónias pelo facto de ao longo da noite ter dificuldade de controlar a respiração bucal durante o sono. Este conjunto de factores acaba afectando negativamente o seu rendimento escolar.

A dificuldade respiratória, por outro lado, permite maior concentração do dióxido de carbono no cérebro provocando, deste modo, a morte de neurónios, retardando assim o seu sistema psico-motor.

Machava sublinhou que a cirurgia de retirada de amigdalites é uma das operações mais solicitadas ao nível mundial.

Refira-se que antes dos dois anos de idade, as amígdalas constituem a única defesa que o organismo humano tem. A medida que a criança cresce as adenoides se atrofiam e consequentemente as amígdalas palatinas reduzem de tamanho.

O que é amigdalite?

A Amigdalite é a inflamação (inchaço) das amígdalas que são defesas que o organismo tem (tecido linfoide) até aos dois anos de idade. As amígdalas estão localizadas na garganta e ajudam a filtrar bactérias e outros germes para impedir as infecções no corpo. Esta doença tem uma base hereditária. Entretanto, existem factores de predisposição como a alimentação, as mudanças climáticas, entre outros.

Tem como sintomas a dificuldade em engolir alimentos sólidos, dor no ouvido, febre, calafrios, dor de cabeça. A dor de garganta que pode durar mais de 48horas, a sensibilidade na mandíbula e na garganta, a alterações e perda de voz constituem outros sintomas.

Luisa Jorge

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo