Início » Adquiridas 72 mil carteiras em 2015

Adquiridas 72 mil carteiras em 2015

Por admin

O Governo cumpriu a meta anual de distribuição, no ano em curso, de 13,2 milhões de livros escolares e 72 mil carteiras beneficiando a 253 mil alunos em todo o país.

Durante igual período contratou mais de 8 mil novos professores para o ensino primário, o que permitiu atingir o rácio de 62 alunos por professor.

Dentre as medidas de provisão do acesso e qualidade aos serviços públicos, para 2016, o Executivo conta matricular próximo ano 7 milhões de alunos no Ensino Geral, cerca de 69 mil alunos no Ensino Técnico e Profissional e 185 mil estudantes no Ensino Superior.

Por outro lado, serão abertas 367 escolas primárias, 27 escolas do Ensino Secundário do Primeiro Ciclo e introduzidos novos níveis de ensino em cerca de mil escolas primárias do Primeiro Grau e em 31 escolas secundárias do Primeiro Ciclo.

Outra acção projectada pelo Governo assenta na distribuir 14 milhões de livros e 70 mil carteiras escolares.

Cerca de 8.500 novos professores serão contratados em 2016, o que permitirá a consolidação do rácio de 62 alunos por professor e a taxa líquida de escolarização em torno de 82,5%, no Ensino Primário.

MAIS SALAS DE AULA

A meta do Governo para 2016 é a construção de 689 salas de aula, das quais 615 salas para o ensino primário e 74 salas para o ensino secundário, como parte da estratégia e compromisso de reduzir, progressivamente, o número de escolas sem salas convencionais, condição necessária para eliminação, para sempre, da situação de alunos que estudam ao relento.

No Ensino Profissional serão concluída a construção e apetrechamento de 10 instituições de ensino nas províncias de Niassa, Cabo Delgado, Zambézia, Sofala e Maputo e de 3 Hotéis-escola nos Institutos Industrial e Comercial da Cidade de Maputo, Inhambane e Pemba.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana