A Polícia da República de Moçambique (PRM) garantiu que mais mandados de busca e captura foram emitidos pelas autoridades judiciárias contra indivíduos envolvidos no roubo de combustível que originou um incêndio que destruiu,
domingo último, a plataforma de manuseamento de cereais e óleo vegetal no Porto da Matola.
Segundo o Porta-voz do Comando-geral da PRM, Inácio Dina, o número de detidos em conexão com o roubo pode aumentar nas celas da corporação, no município da Matola.
A fonte avançou que mais pessoas poderão terminar nas mãos da Polícia, pois já se fala de um grupo de indivíduos que se dedicava ao controlo do bombeamento de combustível enquanto o navio efectuava a descarga de mercadoria, para além de funcionários do Porto da Matola.
“Estamos ainda a trabalhar com o pessoal que controlava o sistema porque acreditamos que haja conivência de mais funcionários. O que podemos avançar é que as investigações ainda não estão encerradas e em relação aos detidos já se tem certeza de que faziam parte do grupo que roubava combustível no cais”, explicou.
O Porta-voz do Comando-geral da PRM explicou que várias equipas estão a trabalhar com vista a reunir mais elementos que possam ajudar nas investigações que culminarão com a detenção de mais suspeitos.
No entanto, até o momento foi recuperado um total de 268 mil bidons de 30 litros com combustível (gasolina) num esconderijo no Porto da Matola e mais de 600 mil bidons vazios numa residência abandonada nas redondezas do porto.
Para além disso, a corporação apreendeu três embarcações e dois motores de reserva usado pelos meliantes na incursão de roubo e um adaptador com doze saídas onde eram afixadas mangueiras para alimentar os recipientes.
Dina disse que está a ser lavrado o processo-crime de oito indivíduos detidos em conexão com o roubo de combustível que terminou naquela tragédia. A detenção destes suspeitos foi resultado do trabalho inicial que em que pretendia averiguar o nível de envolvimento de cada um dos indiciados. Há indicações de que os detidos por envolvimento no roubo de combustível estão a colaborar com as investigações.
De referir que os prejuízo resultante do incêndio está avaliado em cerca de dois milhões de dólares norte-americanos. Dados preliminares apontam que o incidente foi originado por uma faísca gerada a partir de uma das embarcações dos ladrões que pretendia abandonar o cais depois do roubo de combustível.
DESCARGA DE COMBUSTÍVEL
DECORRE NORMALMENTE
A IMOPETRO garante que a descarga de combustível decorre normalmente e desmente que o incidente ocorrido domingo último e que afectou a Terminal de Cereais da
Matola (STEMA) esteja a influenciar negativamente o processo.
Relativamente à actividade de importação e venda de combustíveis em todo o país, a Imopetro, juntamente com a AMEPETROL, a associação de empresas petrolíferas,
informa o incidente não afecta as descargas normais de navios de combustíveis em Maputo, estando inclusivamente a descarregar neste momento na Matola um
navio petroleiro.