Sem categoria

PROVA TRANSFERIDA DE LUANDA: Costa do Sol disputa eliminatória em Joanesburgo

 O Costa do Sol vai disputar o acesso à Taça de Clubes Campeões de África em basquetebol seniores femi­ninos em Joanesburgo (África do Sul), entre os dias 15 e 22 do próximo mês de Novembro.

 Inicialmente agendada para Lu­anda (Angola), a eliminatória da Zona VI, que qualifica à fase final da Taça de Clubes, foi transferida para Joanes­burgo, por sinal a mesma cidade que vai acolher a eliminatória de acesso para Basketball Africa League (BAL), onde Moçambique far-se-á repre­sentar pelo Ferroviário da Beira.

 Voltando à prova feminina, Moçambique poderá indicar uma segunda equipa (além do Costa do Sol) na eliminatória que se avizinha. A Federação Moçambicana de Bas­quetebol (FMB) diz que a vaga ainda não foi preenchida, mas que já está em conversações para ver se o Fer­roviário da Beira, terceira classificada no último Campeonato Nacional, poderia fazer parte da prova. Não tendo ainda uma resposta conclusiva, a entidade que gere a modalidade da bola ao cesto referiu que manteve igualmente contactos com A Poli­técnica, Desportivo e Maxaquene, esperando que o processo possa ter desfecho durante a próxima semana.

 Entretanto, o Ferroviário de Ma­puto, bicampeã africana, está isenta da eliminatória zonal, pelo seu esta­tuto de campeã.

 Lembre-se que as “locomoti­vas” de Maputo venceram na última final, em 2019 (em 2020 não houve competição africana), o Interclube de Angola numa renhida final por 91-90, em Cairo (Egipto), palco que viu In­gvild Mucauro ser eleita MVP (joga­dora mais valiosa) de África.

 Sem Leonel Manhique, técnico que relançou o Ferroviário de Ma­puto no panorama africano, a missão foi destinada a Carlos Aik. Manhique ocupou o terceiro lugar em 2015, foi vice-campeão em 2016, novamente vice-campeão em 2017 e campeão em 2018 pela primeira vez. O último título dos “locomotivas” da capital foi conduzido por Carlos Aik.

 E é com Manhique que o Costa do Sol quer estar entre os grandes de África, tendo já contratado valiosas atletas como Ingvild Mucauro, Ele­otéria Lhavanguane e Vilma Covane.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo