Início » Moçambique focado na melhoria da educação e nutrição infantil

Moçambique focado na melhoria da educação e nutrição infantil

Por Idnórcio Muchanga

Mais crianças vão beneficiar de alimentação escolar no país, no quadro dos esforços das autoridades para manter os alunos no ensino e minimizar a desnutrição.
Para o efeito, o Gabinete da Primeira-dama da República está a desenhar um projecto de oferta de lanche escolar que poderá ser implementado nos próximos tempos.
Esta informação foi avançada hoje, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, pela Primeira-dama da República, Gueta Chapo, durante um encontro que manteve com outras esposas de presidentes africanos e asiáticos, e a liderança da Fundação Merck, no âmbito da VII edição da Cimeira Internacionaldas Primeiras-Damas Africanas e Asiáticas, que decorre sob o lema “Juntas Fazemos a Diferença”.
Chapo revelou estar ciente que muitos petizes de famílias desfavorecidas desistem de estudar, devido a falta de concentração, agravada pela falta de alimentação adequada.
“Mas se conseguirmos distribuir o lanche escolar, vamos garantir que as nossas crianças continuem nas escolas e tenham uma saúde boa”, sublinhou Chapo.
Para a implementação deste projecto, o Gabinete da esposa do Presidente da República pretende incluir algumas mulheres na confecção dos lanches, de modo a empoderar o grupo.
Para além de lanche escolar, a esposa do Presidente da República pretende oferecer uniformes, calçados e outros materiais escolares aos pequenos.
Ainda no quadro da promoção da educação, apontou que 500 meninas órfãs e desfavorecidas de todo o país foram cadastradas para beneficiar de bolsas, de modo a prosseguir os estudos.
Assim, elas poderão estar empoderadas e ter um futuro melhor.
Parte destas raparigas terá a possibilidade de beneficiar das 40 bolsas de estudos disponibilizadas pela Fundação Merck no quadro da iniciativa Educar Linda.
Gueta Chapo apontou que as autoridades estão a trabalhar em estreita colaboração com as lideranças locais na identificação das preocupações das comunidades, razão pela qual foram disponibilizadas bicicletas para facilitar a deslocação dos líderes pelos distritos.
A Primeira-dama revelou estar impressionada com os relatos das esposas dos líderes africanos no que diz respeito aos ganhos alcançados ao longo dos tempos, mercê da parceria com a Fundação Merck.
De lembrar que esta é a primeira participação de Gueta Chapo num evento desta natureza, uma vez que ela ocupa o cargo de Primeira-Dama há sensívelmente seis meses.
Ainda neste encontro das esposas dos presidentes africanos, o fundador da Merck, Frank Stangenberg-Haverkamp, apontou para a necessidade de se estabelecer uma colaboração no trabalho para o alcance de melhores resultados.
Já a presidente da Fundação Merck, Rasha Kelej, revelou estar orgulhosa pelos frutos obtidos no âmbito dos programas implementados nos países africanos para um futuro mais saudável e feliz.
Kelej expressou o desejo de que a colaboração entre a África e a Merck continue firme.
“Espero que isso dê uma ideia do que estamos fazendo, que vocês gostem disso e que continuem trabalhando connosco. Isso nos dá grande apoio e valor. Estamos cobrindo toda a África, o que é muito importante”, considerou.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana