Início » Governo pede relatório sobre alegados desmobilizados

Governo pede relatório sobre alegados desmobilizados

Por Idnórcio Muchanga

O Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, solicitou um relatório às forças armadas para, com propriedade e objetividade, responder sobre o que terá acontecido aos mais de 300 militares alegadamente desmobilizados no Teatro Operacional Norte, em Cabo Delgado.
Conforme o governante é preciso trazer respostas concisas ao público, entretanto , referiu que o processo de desmobilização acontece por iniciativa do militar ou do Estado Maior das Forças Armadas quando chegar a conclusão de que o militar não reúne perfil continuar.
Afirmou ser estranho que tenha havido militares desmobilizados que já foram retirados das folhas de pagamento de salário, que não fazem parte do e-SISTAF e tenham regressado ao quartel e ficado um ano sem pagamento. Portanto, é sobre isso que tenho que apurar com objetividade, saber o que é que de facto aconteceu e quando os resultados vierem, nós vamos partilhar explicou.
Destacou que não existe cobertura legal para a readmissão de jovens que tenham passado para a desmobilização.
Não existe base legal que se aceite que os militares, que tenham cumprido as suas obrigações, voltem às fileiras se não for por iniciativa do Ministro da Defesa através da convocação dos reservistas

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana