Início » SABIAS QUE…

SABIAS QUE…

Por Idnórcio Muchanga

* Quando ouvimos o termo "greco-romana", automaticamente pensamos em cultura, arquitetura, filosofia, o desportoolímpico de luta livre, nunca na cozinha bizantina, mas é exatamente esse termo que define a culinária bizantina: uma mistura de práticas gregas e tradições romanas.

* Alexandre, o Grande,comemorava suas conquistas fundando dezenas de cidades, geralmente construídas em torno de fortes militares anteriores, que invariavelmente eram chamadas de Alexandria. A mais famosa delas, fundada na foz do Nilo em 331 a.C, é hoje a segunda maior cidade do Egito.

* A marinha bizantina foi a primeira a empregar um líquido mortal nas batalhas navais:  o fogo grego, que era jogado nos navios e nas tropas inimigas através de grandes sifões montados nas proas dos navios bizantinos. Ele inflamava quando em contacto com a água do mar e havia grande dificuldade para extinguir o fogo.

*Uma nave espacial da União Soviética, chamada Luna 2, foi enviada à Lua cerca de 4 meses antes dos Estados Unidos enviarem a Surveyor I.

*A Bíblia foi o primeiro livro impresso do mundo, é o mais traduzido e o mais vendido

*A Bíblia só foi dividida em capítulos no ano de 1250, segundo organização do cardeal Hugo Caro. Em 1550, Robert Stevens dividiu os capítulos em versículos. Ela possui 1189 capítulos (929 no AT e 260 no NT). Dependendo da versão, cerca de 31.100 versículos.

*Existem cerca de 200 biliões de estrelas na Via Láctea e numa noite de céu limpo conseguimos ver quase 2500.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana