Início » Sabias que…

Sabias que…

Por Idnórcio Muchanga

*O Sol é apenas uma das mais de 200 bilhões de estrelas de nossa galáxia, a Via Láctea. Numa noite de céu aberto e sem lua, podemos contar até 2.500 estrelas a olho nu.

*A distância entre o Sol e a Terra é de 149,45 milhões de quilómetros. Durante o inverno, o Sol fica 4,83 milhões de quilómetros mais perto da Terra.

*Curiosidade é uma palavra originada do latim curiositas, que significa “desejo por conhecimento” ou “desejo por informação”.

* O Sol pesa 1 milhão de vezes mais que a Terra. A distância de seu centro para a sua superfície é 109 vezes maior do que a de nosso planeta.

*O raio é uma descarga elétrica produzida entre duas nuvens electrizadas ou entre a terra e as nuvens. O relâmpago é a luz do raio e o trovão é o som dele.

*Os primeiros a observar o magnetismo na Terra foram os gregos. Eles tentaram explicar esse fenómeno e foram os responsáveis pelo descobrimento da pedra magnetita, que atraía espontaneamente o ferro.

* A maior palavra da língua portuguesa refere-se a uma doença causadapela respiração de cinzas vulcânicas: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico.

*A existência do Campo Magnético da Terra foi estudada por pesquisadores como Georg Hartmann e Robert Norman. Vale lembrar que o magnetismo terrestre é resultado das correntes elétricas presentes no núcleo do planeta, que é formado por ferro e níquel em estado líquido.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana