Mundo Virtual

Publicadas primeiras imagens do PlayStation 5 da Sony

Depois de vários rumores, surgem agora as primeiras informações oficiais sobre as características da PlayStation 5 graças a uma entrevista que Mark Cerny, principal responsável pela arquitectura de sistema da PS4, concedeu à Wired.

E quais as grandes novidades da próxima consola da Sony? Suporte para gráficos 8K, ray tracing, SSDs, áudio 3D e retrocompatibilidade com jogos de PlayStation 4.

A nova PlayStation quer diferenciar-se do conceito da PS4 Pro, que foi, basicamente, um upgrade de hardware em relação à PS4. Assim, a PS5 terá componentes inteiramente novos, como um CPU de oito núcleos da AMD baseado na 3ª geração da linha Ryzen, que segue um processo de fabrico de 7 nanómetros e a microarquitetura Zen 2, e uma GPU customizada a partir de uma AMD Radeon Navi.

Consequência: será capaz de suportar gráficos 8K, desde que, obviamente, o televisor ou monitor usado com a consola tenha essa resolução; e trará, pela primeira vez, o ray tracing para uma consola.

Por sua vez, a substituição de um disco rígido por um SSD deverá permitir velocidades de carregamentos bem mais rápidas. Um exemplo dado por Mark Cerny foi o jogo Spider-Man, que na PS4 levou 15 segundos a carregar, enquanto na PS5 esse valor baixou para 0,8 segundos.

Já o áudio 3D deverá permitir uma experiência de som mais imersiva, tanto no caso de se estar a usar auscultadores ou as colunas da TV.

Por fim, a transição da PS4 para a PS5 promete ser mais suave que a da PS3 para PS4, uma vez que a Sony garante que haverá retrocompatibilidade a nível de jogos e de PSVR. É que a versão 5 da consola usará uma arquitectura semelhante à da 4, o que torna este processo mais fácil.

Além disso, haverá a possibilidade de se comprar cópias físicas dos jogos, o que significa que continuará a ter um leitor de Blu-ray ou de uma tecnologia similar.

Apesar de não ter sido adiantada uma data de lançamento para a PlayStation 5, prevê-se que ela chegue ao mercado apenas no próximo ano e que, de início, os jogos sejam lançados tanto para PS4 como para PS5.

 

Exame Informática

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo