Início » Facebook processa programador que roubou dados

Facebook processa programador que roubou dados

Por Idnórcio Muchanga

O programador ucraniano Alexander Solonchenko conseguiu copiar dados de mais de 178 milhões de utilizadores do Facebook e vendeu a informação no mercado negro. O especialista usou uma ferramenta automatizada que imitava o comportamento de um dispositivo Android para explorar uma vulnerabilidade na funcionalidade de Importar Contactos para o Messenger.

Na prática, Solochenko alimentou o Facebook com milhões de números de telefone e começou a recolher dados quando a plataforma indicava que aquele número existia.

Estas atividades do programador decorreram entre Janeiro de 2018 e Setembro de 2019, altura em que a Facebook desligou o Importador. A venda no mercado negro começou apenas em Dezembro de 2020. A recolha de informação dos utilizadores foi feita também noutros alvos, nomeadamente um grande banco da Ucrânia, noticia o The Record.

A Facebook apresentou agora queixa no tribunal contra Solochenko, pede uma indemnização por danos causados e que seja proibido ao programador aceder aos dados obtidos ou vendê- -los. Há estudos que mostram que hackers conseguiram dados de 533 milhões de utilizadores desta forma, pelo que a perseguição judicial e de grande exposição pode ajudar a desencorajar estes piratas de venderem a informação.

UM TELEFONE DE BRINQUEDO QUE FAZ CHAMADAS DE VERDADE

A Fisher-Price trouxe de volta o Chatter que agora, ao contrário do brinquedo original, tem a capacidade de fazer e receber chamadas. O feito é conseguido através de uma app de iOS ou Android e uma ligação Bluetooth. O telemóvel do utilizador pode estar a até três metros do brinquedo para poder estabelecer a ligação.

Por fora, o novo brinquedo tem a mesma aparência, com o disco rotativo, as rodas e o auscultador em vermelho. O reavivar de um brinquedo clássico surge por ocasião do 60º aniversário da empresa e este destina-se mais aos graúdos do que aos miúdos.

Os utilizadores com sentimento de nostalgia podem encomendar a partir do site da Best Buy norte-americana por 60 dólares.

Exame Informática

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana