Início » Controlador deixará de ter sistema de vibração

Controlador deixará de ter sistema de vibração

Por Idnórcio Muchanga

A empresa aproveitou também a ocasião para revelar os primeiros detalhes sobre o comando que vai acompanhar a PlayStation 5. O controlador deixará de ter o sistema de vibração que tem integrado todos os comandos da PlayStation desde a primeira geração e vai apostar antes num sistema de vibração háptica, isto é, uma vibração que simula sensações ao tato humano.

Com o (sistema) háptico sentes muito mais, por isso bater com um carro contra uma parede é muito diferente de fazer um carrinho num campo de futebol. Até consegues ter a sensação de uma variedade de texturas quando estás a correr em campos de relva ou a arrastar-te em lama”, acrescentou Jim Ryan.

A Sony revelou ainda que o comando da PlayStation 5 vai ter um sistema adaptativo nos gatilhos principais do comando (L2/R2) para recriar mais sensações tácteis – algo que permitirá aos estúdios programar a resistência dos gatilhos dependendo da experiência de jogo. “Em combinação com o (sistema) háptico, isto pode produzir uma experiência poderosa que simula melhor a diferentes acções”, sublinhou o CEO da SIE.

Alguns criadores de jogos já estão a receber versões de teste do novo comando para que os jogos criados para a próxima geração da consola possam integrar estes novos mecanismos de vibração.

De recordar que a Sony já tinha confirmado suporte para gráficos 8K e tecnologia ray tracing, integração de discos SSDs para armazenamento, áudio 3D e retrocompatibilidade com jogos de PlayStation 4.

Exame Informática

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana