Início » JOÃO CHIVALE: Desporto é a minha vida

JOÃO CHIVALE: Desporto é a minha vida

Por Jornal domingo

TEXTO DE ABIBO SELEMANE
ABIBO.SELEMANE@SNOTICIAS.CO.MZ

É formado em Construção Civil e Estatística, mas é apaixonado pelo desporto desde a infância. Não arreda o pé em partidas desportivas, sobretudo das equipas nacionais ou atletas moçambicanos. Não é para menos, nasceu numa família de desportistas. O seu pai foi dirigente desportivo e um dos seus irmãos (falecido) jogou nos escalões de formação do Matchedje e Ferroviário de Nampula.
Tentou praticar futebol e basquetebol, mas não conseguiu firmar-se em nenhuma destas modalidades. Como forma de se consolar, abraçou o jornalismo desportivo. Esta aposta vem sendo recompensada ao longo dos anos pelos sucessos profissionais, mas ainda não se considera realizado. Entende que tem ainda longos quilómetros de estrada por percorrer.
Celebra na próxima quarta-feira 43 anos de idade, João Chivale, eis o rosto desta edição do domingo. É figura incontornável no jornalismo desportivo dentro e fora do país.
Já esteve integrado numa equipa da União Africana de Radiodifusão no Mundial de futebol da África do Sul, em 2010, como comentador. Esteve ainda em três CAN, sendo o mais marcante de todos o disputado recentemente na Costa do Marfim, por ter trabalhado directamente para a CAF. Num passado recente deslocou-se a alguns países europeus e africanos para acompanhar de perto a evolução de alguns “Mambas”.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana