Início » HÉLDER GONZAGA: O baixista apaixonado pelos vídeo-games

HÉLDER GONZAGA: O baixista apaixonado pelos vídeo-games

Por Idnórcio Muchanga

Hélder Luís Gonzaga é dos nomes inevitáveis quando o assunto são executores de viola-baixo no país. É apaixonado pelo instrumento que toca, a ponto de se denotar uma verdadeira cumplicidade com a sua guitarra.

Filho de Alfredo Luís Gonzaga, topógrafo, e de Maria Prudência Mougueret, comerciante, nasceu no bairro da Malhangalene, na cidade de Maputo, a 25 de Outubro de 1979 e cedo descobriu a sua inclinação para a arte que abraçou: dedilhar.

Começou a tocar guitarra em 1995, influenciado pelo seu vizinho, que o fazia passar as madrugadas a praticar. Teve de enfrentar a oposição do pai, que o queria ver a estudar Informática.

Com a mãe era diferente. Foi ela quem lhe comprou, em 1996, a primeira guitarra acústica clássica. Embora possuísse o seu instrumento, o vizinho sugeriu-lhe que tocasse o baixo, por conta da sua antiga paixão de ser baterista. “Via alguma relação nos dois instrumentos, já que trabalham com graves”, comenta.

Ao concluir a 12.ªclasse játinha as ideias claras sobre o caminho a trilhar. Em 2004 foi frequentar o ensino superior de música na Cidade de Cabo, na África do Sul, onde se especializou em jazz performance. Viveu neste país até2012. Ainda na terra do Rand, abraçou alguns projectos: tocou com a banda Tucan Tucan, antes de voltar para casa.  

Texto de PRETILÉRIO MATSINHE

pretilerio.matsinhe@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana