Início » GLÓRIA DA JANA CANETA: Vivo pensando na gastronomia

GLÓRIA DA JANA CANETA: Vivo pensando na gastronomia

Por Idnórcio Muchanga

É apaixonada pela cozinha, e o seu sonho é um dia lançar um livro de culinária tradicional, onde, para além de trazer pratos típicos dos diferentes pontos do país, também contemplará receitas da sua autoria. Estamos a falar de Glória da Jane Gonçalves Caneta, jovem de 27 anos de idade, residente na Beira e dona do espaço “Delícias da Glóriaˮ, um restaurante de comida típica.

Natural do distrito de Monapo, província de Nampula, Glória vem de uma família de oito irmãos, sendo ela a mais velha. Conta que a paixão pela culinária vem desde tenra idade. “Na minha família, quase todos trabalham ou trabalharam nesta área. A minha mãe cozinha muito bem e preparava piripíri para vender. Tenho tias que também cozinham para fora, e estão na área de culinária profissional”.

Começou o seu negócio fazendo comida por encomenda e, nessa altura, tinha um bom faro para identificar as oportunidades para fazer algum dinheiro. “Lembro- -me que quando trabalhava na Godiba, uma empresa do ramo de transportes em Nampula, eu fazia ‘sandwiches’ para vender às minhas colegas. Depois passei a confeccionar comidas em casa por encomenda e, mais tarde, tive uma barraca onde servia refeições”, partilha.

Mas foi há dois anos que esta jovem decidiu focar-se mais nesta área. Em 2020, veio a Maputo para fazer três cursos, nomeadamente de pastelaria, de bolos de alto nível e o curso de “chef”. “Eu queria ter mais conhecimento técnico e aprender novas coisas para responder à demanda que eu começava a ter, tendo também em conta os meus objectivos nesta área”, explica. Leia mais…

TEXTO DE LUÍSA JORGE
luísa.jorge@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana