Política

MELHORIA DE AMBIENTE DE NEGÓCIOS: Governo e privados acertam o passo

Ninguém apresentou dúvidas: o ambiente de negócios em Moçambique deve ser melhorado para se evitar a fuga de investidores. O V Conselho de Monitoria do Ambiente de Negócios revelou mecanismos de simplificação de procedimentos, que vão desde abertura de uma empresa, de registo predial e de protecção de sócios minoritários, acções que irão redefinir o nosso código comercial. Governo, sector privado e a Assembleia da República estão a trabalhar a todo vapor para que o país ande mais depressa.

 

Governo e sector privado sentaram-se à mesma mesa na passada sexta-feira em Maputo. Em causa estava a avaliação do grau de cumprimento da matriz de reformas acordadas para este ano visando a melhoria de ambiente de negócios no país.

As partes pesquisaram soluções com vista a impulsionar a implementação das acções a realizar no quadro da Matriz de Prioridades de Reforma, acordadas em Julho último com o objectivo de melhorar o ambiente de negócios e tornar a economia moçambicana mais competitiva.

O evento é antecâmara da Conferência Anual do Sector Privado, a ter lugar em Maputo de 29 a 30 do corrente.

PRIORIDADES DA REFORMA ACORDADA

Nicolau Silulu, responsável pelo pelouro do Sector Privado no Ministério da Indústria e Comércio, disse que no âmbito da implementação da Matriz de Reformas, o Governo já procedeu à simplificação do licenciamento das actividades económicas e flexibilizou o processo de atribuição de vistos para os investidores. 

Texto de Bento Venâncio

 

bento.venancio@snoticicas.co.mz

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo