As obras de construção das estradas pavimentadas de ligação KaTembe-Ponta D’Ouro e Bela-Vista/Boane estão a decorrer a bom ritmo, prevendo-se a sua conclusão antes do final do corrente ano, conforme testemunhou a nossa Reportagem no terreno. Com um nível de execução de 62 por cento, já são visíveis os sinais da composição daquelas importantes vias que resultam do mega-investimento de construção da ponte Maputo-KaTembe, na cidade de Maputo.
Se ao longo de muitos anos a ligação entre o Distrito Municipal KaTembe e a vila turística da Ponta-D’Ouro era realizada de forma atribulada, devido às deficientes condições de circulação na via, antes do final deste ano vai se poder viajar num pavimento impecável, devidamente sinalizado e em menor espaço de tempo.
No total estão a ser pavimentados 180 quilómetros, 115 dos quais correspondentes à maior secção, compreendida entre KaTembe e a Ponta D’Ouro, mais 60 quilómetros entre Bela-Vista e Boane, e outros nove entre “Zitundo” e a vila da Ponta D’Ouro, região que dispõe de uma das mais atractivas praias que a província de Maputo, e quiçá, o país oferece.
Espera-se que o projecto seja concluído em Outubro do corrente ano, três meses antes da conclusão da ponte Maputo-KaTembe, representando no global um investimento de 785 milhões de dólares, desembolsados entre os governos de Moçambique e da China.
RODAR NUM “TAPETE”
Desde o encontro Sul da ponte, onde se pode ver grande parte dos tabuleiros da mega infraestrutura em construção, concretamente no bairro Incassane, a via é feita de terra batida até a zona de “Ka Elisa”, onde iniciou efectivamente a asfaltagem.
Naquele troço, que corresponde 14 quilómetros, desde a saída da futura ponte e “Ka Elisa”, a estrada vai ter quatro faixas de rodagem, estendendo-se depois em duas faixas até Ponta Dʼouro.
Ainda no tocante ao troço em alusão, a nossa Reportagem apurou que a sensivelmente 1,5 quilómetro de distância desde a saída da ponte, vai ser instalado o primeiro posto de portagem.
Entretanto, pouco mais de 70 quilómetros da estrada KaTembe-Ponta D’Ouro já foram pavimentados, sendo exemplo o troço que sai de “Ka Elisa” até à sede da Bela-Vista, numa extensão de cerca de 48 quilómetros, onde já se percorre num asfalto requintadamente sinalizado.
Das três secções que compreendem o projecto, foram já asfaltados pouco mais de 70 quilómetros, sendo 50 entre a “KaTembe” e a “Ponta D’Ouro”, e os restantes 20 quilómetros entre a Bela-Vista e o distrito de Boane, na província de Maputo.
À saída da vila da Bela-Vista nota-se na base da via sinais de solos propensos a erosão mas, segundo soubemos, além de aquedutos e pontes, nos lugares considerados críticos vai ser usada terra vegetal para a protecção das bermas da estrada.No troço KaTembe-Ponta D’Ouro estão a ser erguidas de raiz três pontes, sendo a maior sobre o Rio Maputo, com aproximadamente 300 metros de cumprimento e 11,5 metros de largura. A segunda infraestrutura estará localizada sobre o Rio Futi, com uma extensão de 60 metros de cumprimento, e, a terceira, será a passagem superior no ramal ferroviário existente em Salamanga.
Do lado do troço Bela-Vista/Boane estão praticamente concluídas as três pontes sobre os rios “Tembe”, “Changalane” e “Mahubo”, sendo a primeira, a maior, com uma extensão de 100 metros de cumprimento.
De salientar que exceptuando os 14 quilómetros que vão comportar quatro faixas de rodagem, que atrás destacamos, as estradas em construção terão uma largura de 11.5 metros, compreendendo duas faixas.
Acredita-se que as estradas em construção vão contribuir para impulsionar a actividade turística na província de Maputo, assim como para o escoamento da produção agrícola que se desenvolve na zona mais a Sul do país.
UMA ESTRADA
NA RESERVA
A estrada KaTembe-Ponta D’Ouro terá a particularidade de atravessar a Reserva Especial de Maputo devendo, por isso, possuir características diferenciadas em relação aos restantes troços da via.
Ao que domingo apurou, por a estrada atravessar uma zona que possui espécies faunísticas e ser uma área de conservação espera-se que venha a ser impostas limitações ao trânsito rodoviário no interior desta reserva.
De referir que dentro da reserva foram asfaltados já cerca de seis quilómetros, colocados sinais de trânsito, estando previsto que a velocidade não deva ultrapassar os 50 quilómetros por hora.
Devido às especificidades do local, dentro desta área de conservação está previsto que o pavimento da estrada tenha dispositivos especiais que vão ajudar a limitar a velocidade, como são os casos de lombas e de bandas sonoras.
Pretende-se que com esta medida se possa preservar a vida, não só das espécies faunísticas que abundam na área da reserva, como também dos utentes, visto que, com um piso em ópticas condições os automobilistas podem tentar circular em alta rotação, quando naquele troço existem curvas consideradas perigosas.
Para facilitar a travessia dos animais que existem na reserva, ao longo do troço da via optou-se por não elevar em demasia a cota da estrada, mantendo o talude menos íngreme possível.
De ressalvar que, as obras de construção das estradas de ligação na província de Maputo, estão a cargo do empreiteiro chinês China Road & Bridge Corporation (CRBC), envolvendo um total de 1000 pessoas.
Turistas começam
a usar estradas de ligação
Turistas provenientes dos quatro cantos do mundo já estão a utilizar as estradas Boane/Bela Vista e Bela Vista/Ponta D’Ouro como trajecto preferencial para alcançar a província sul-africana de Durban.
Efectivamente, começa a ser corriqueiro cruzar-se, por aquelas bandas, com automóveis de matrícula estrangeira, sendo maioritariamente turistas à busca de lazer, e a tendência é aumentar, o que não era muito comum até há poucos meses.
Referir que a região turística da Ponta D’Ouro, outro pólo de atracção da província de Maputo situa-se junto à fronteira da África do Sul e vê crescer o número de visitantes devido à melhoria da rede viária.
Texto de Benjamim Wilson
benjamim.wilson@snoticicas.co.mz