Início » PROTECÇÃO SOCIAL DO IDOSO: Famílias “empurram” responsabilidade ao Estado

PROTECÇÃO SOCIAL DO IDOSO: Famílias “empurram” responsabilidade ao Estado

Por Jornal domingo

TEXTO DE LUÍSA JORGE

LUÍSA.JORGE@SNOTICIAS.CO.MZ

Até ao primeiro semestre do presente ano, 575.452 famílias beneficiaram-se do Programa de Subsídio Social Básico (PSSB). Deste universo, mais de 80 por cento são idosos chefes de família, apurámos junto do Departamento de Assuntos dos Idosos no Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS).

Naquela instituição, foi- nos revelado que o valor alocado a cada agregado varia de 540 a 1000 Meticais, consoante o número de membros.

Enquanto isso, 414 idosos em situação de vulnerabilidade encontram-se sob a responsabilidade do Governo em 11 centros de apoio à velhice em todo o país.

domingo visitou alguns destes asilos e inteirou-se do dia-a-dia de quem encontrou lar no seio de gente desconhecida que, com o passar do tempo, se tornou membro da sua família.

No Centro de Apoio à Velhice de Lhanguene, Isabel Dhamussene carrega um balde plástico de água à cabeça para abastecer a casa de banho feminina. Com 84 anos de idade, o equilíbrio que exibe ao caminhar, subir e descer as escadas denota a sua vivacidade e força. Mas esta não é a única tarefa que voluntariamente realiza. Nas manhãs, varre, limpa o recinto e apoia na cozinha. Age como se estivesse no quintal da sua casa. Talvez já tenha adoptado aquele lar como o lugar que decidiu viver até os últimos dias da sua vida. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana