Início » Perigo de atrofia testicular severa

Perigo de atrofia testicular severa

Por admin

Tema-6: Estimulantes sexuais masculinos

Quais são as vantagens e desvantagens do  consumo de estimulantes sexuais masculinos, tais como Enzoy, Pau de Cabinda, Furumbau, etc, de venda livre nas farmácias?

O problema não é dos estimulantes! Mas se há ou não indicação para os usar. Nas nossas consultas de urologia mais de metade dos nossos doentes tem problemas transitórios que se resolvem com uma consulta e não necessitam de medicação. Actualmente, há um uso abusivo por parte dos jovens, que nas festas pretendem satisfazer mais que uma ou duas parceiras e recorrem a estes produtos sem controlo, acabando mais tarde por criar problemas graves de impotência. Outra causa de impotência é o uso de esteroides e anabolizantes no desporto e no culturismo “ BodyBulding”. Para criar um corpo de revista desenvolve-se muitas vezes uma atrofia testicular severa!

Decorreu recentemente em Maputo, um Workshop sobre Cirurgia Reconstrutiva em Urologia. Que novidades foram partilhadas por vós, especialistas?

Este 13o Workshop foi apoiado pelo MISAU, FNUAP e HCM, a quem quero agradecer, bem como aos colegas de trabalho que incansavelmente estiveram à frente da organização.

Dizer que com especial relevância falou-se da reconstrução vaginalna Fístula Obstétrica, cuja cirurgia se faz no nosso país, por mim, desde 2002, e cuja técnica tenho vindo a expor em vários congressos internacionais despertando a curiosidade de muitos experts na matéria. É aliás, uma das razões da forte presença de figuras do panorama da Urologia Internacional no nosso país para este Workshop. A cirurgia da uretra, embora já se faça há vários anos, ainda representa grandes desafios e por isso trouxemos o Prof. Sanjay Kulkarnique que utiliza técnicas inovadoras, descritas por ele em vários papers, e que representam a solução para casos muito complexos.

No workshop também esteve o Professor Pipi Salle.

As extrofias vesicais, por não serem muito frequentes, não têm permitido a aquisição de grande expertise por parte dos médicos moçambicanos, mas trouxemos pela 2ª vez o Professor Pipi Salle, de renome internacional nesta matéria, para nos passar a sua experiência na cirurgia desta complexa patologia.

As próteses penianas, embora já utilizadas em muitos países ainda não haviam sido introduzidas no nosso país, o que começará agora a acontecer a partir da experiência transmitida pelo Prof. Ryam Tierclety.

A reconstrução do períneo, os prolapsos, os cistocelos e os rectocelos não são novidade, mas aproveitamos para um refresh de conhecimentos e de técnicas cirúrgicas que permitam aos cirurgiões mais jovens  abraçarem este tema.

Tanto o MISAU como o HCM se propuseram a levar a frente a construção de um serviço e uma disciplina, a URO-GINECOLOGIA, que abarca grande parte destas áreas.

E para terminar esta longa conversa?

Para finalizar quero ressalvar a nota de apreço a todos os que patrocinaram ou que ajudaram na organização deste Workshop.

* com a colaboração da psicóloga Dra. Isabel Soares

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana