Início » PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: Da pesquisa para o negócio

PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: Da pesquisa para o negócio

Por Jornal domingo

TEXTO DE ABIBO SELEMANE

FOTOS DE CARLOS UQUEIO

Uma mistura perfeita de potencialidade, criatividade e ambição demonstrado por autores de iniciativas colocadas em prática e expostas no Parque de Ciência e Tecnologia de Maluana, no distrito da Manhiça, província de Maputo. Trata-se de cientistas que, literalmente, não dormem pois estão preocupados em descobrir algo que possa acrescentar valor na vida económica e social do país.

Estes investigadores estão a mostrar que em Moçambique existem mentes que brilham em matéria de inovação e criação.

No parque de Maluana, actualmente nove empresas inovadoras beneficiam de assistência e estão alocadas em diferentes incubadoras, das 15 que existem.

Estas procuram junto da direcção daquele estabelecimento científico um suporte em termos de financiamento para colocarem em prática projectos virados para áreas de agro-pecuária, construção civil, saneamento do meio, reaproveitamento de resíduos sólidos, bem como para transformação digital.

A título de exemplo, um jovem está a desenvolver uma técnica que permite aos agricultores irrigar e adubar as plantações através de um aparelho telecomandado, sem que o responsável se faça presente à machamba.

O equipamento está programado para dar orientações em português. O mentor desta iniciativa contou ao domingo que está a trabalhar no sentido de, a partir do próximo ano, estes aparelhos passarem a ser comandados em línguas nacionais.

O objectivo do projecto é ajudar a melhorar a qualidade da produção agro-pecuária. Existe ainda naquele parque uma empresa que se dedica à produção de manteiga a partir do amendoim. A máquina que desenvolve este trabalho foi fabricada localmente. Tem outra unidade especializada no fabrico de cadeiras de roda e próteses através de material reciclado, além de outra que faz a instalação de software e montagem de computadores, entre várias iniciativas.  Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana