Em Foco

200 mil famílias necessitam de apoio humanitário

Mais de duzentas mil famílias em todo o país ainda necessitam de assistência humanitária para prosseguir com a sua vida normal depois das cheias que assolaram o país no passado mês de Janeiro.

A informação foi tornada pública, semana finda, em Maputo pelodirector do Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), João Ribeiro, na cerimónia de entrega de donativos destinados às vítimas das cheias pelo Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ).

Na ocasião foram entregues 70 quilogramas de arroz, 30 quilogramas de açúcar e diversas peças de vestuário para crianças e adultos.

Entretanto, está em curso a aquisição de insumos agrícolas e os respectivos instrumentos para a prática de agricultura mercê do valor que algumas empresas ofereceram a esta instituição para ajuda das vítimas das enxurradas. 

Após a entrega do donativo, o dirigente assegurou que os diversos produtos oferecidos pela SNJ serão canalizados para as províncias de Gaza, Maputo, Zambézia e Inhambane, através do Instituto Nacional para Gestão de Calamidades (INGC).

O CENOE possui mais de 149 toneladas de produtos diversos em stock, que irão assegurar a alimentação de aproximadamente 150 pessoas que ainda se encontram nos centros de acomodação.

Falando sobre a acção, o Secretário-geral do Sindicato Nacional dos Jornalistas, Eduardo Constantino, disse que milhares de pessoas continuam a viver em situação difícil no país, destacando-se o distrito de Chókwè, na Província de Gaza.

“Juntamo-nos à causa, dando o nosso humilde contributo que certamente fará diferença na vida destas famílias”, referiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo