Reportagem

Em criação serviço de Uro-Ginecologia

Tema-4: Os prolapsos vaginais e patologia do períneo na mulher e tratamento da incontinência urinária feminina

Em algumas mulheres, a partir de uma certa idade o útero descai e sai para fora do orifício genital feminino. Por outras palavras, o que é um prolapso e do que trata a patologia do períneo? No HCM há solução para esses casos?

Com  o trauma do parto e por vezes em partos complicados, os músculos do períneo sofrem rasgaduras e enfraquecem. Posteriormente, com a menopausa e a obesidade os tecidos pélvicos começam a ficar cada vez mais relaxados e enfraquecidos e permitem que os músculos do períneo cedam ao peso dos órgãos pélvicos. Útero, bexiga, e recto poderão descair e a mulher começa a sentir que tem uma massa a sair.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais frequentes são o esvaziamento incompleto da bexiga, o desconforto pélvico e alterações no trânsito intestinal com obstipação crónica. Como estes sintomas se vão instalando gradualmente, a mulher não dá importância e a situação complica-se.

Os serviços de Ginecologia e o de Urologia têm tratado destas situações de forma pouco regular, pelo que o MISAU e o HCM aceitaram criar um novo serviço de Uro-Ginecologia que irá formar especialistas nesta área.

A que é devido a incontinência urinária feminina?

A incontinência urinária de esforço na mulher está ligada ao tema referido anteriormente. No nosso meio, a partir de certa idade a mulher aceita como “normal” perder urina quando anda, quando tosse, quando se ri, quando espirra,… “a minha mãe já tinha” e ela disse-me que a “minha avó já tinha, por isso é normal”…., diz-se.

Daí?

Esta situação cria um grande desconforto, pois as mulheres com este problema começam a isolar-se e a terem medo do convívio social com medo do cheiro a urina. Têm vergonha de se queixarem aos filhos e ao médico e vão aguentando o problema com todo o impacto decorrente na sua qualidade de vida. Hoje, tanto o ginecologista como o urologista estão habilitados a diagnosticar e tratar estas situações. O tratamento passa pelo exercício específico, feito muitas vezes por um médico especializado em fisiopatologia, a hormonoterapia de substituição, a aplicação de fitas de suporte da bexiga e da uretra e por fim as cirurgias.

Outra grande dor de cabeça enfrentada por alguns pais é ver as suas crianças urinarem na cama durante a noite, por mais que sejam acordadas pelo menos duas vezes. Que conselho dá para esses casos? Implicam, necessariamente, tratamento médico?

A enuresenocturna ou “urinar na cama depois dos dois anos de idade” deve ser preocupação para os pais.

São várias as situações que poderão levar a esta situação e os pais deverão recorrer ao médico pediatra que tem seguido a criança. O pediatra fará uma avaliação primária e referenciará para o urologista ou para o psicólogo, quer a situação seja de natureza médica ou psicogénica. A grande maioria destas situações são de solução simples e muitas delas resolvem os psicólogos com intervenções comportamentais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo