Início » CRIADORES DENUNCIAM: Há roubo de gado com envolvimento de sul-africanos

CRIADORES DENUNCIAM: Há roubo de gado com envolvimento de sul-africanos

Por Jornal domingo

TEXTO DE ABIBO SELEMANE

FOTOS DE JERÓNIMO MUIANGA

Uma acusação grave foi apresentada, há dias, ao domingo por alguns criadores de gado de Matutuíne, província de Maputo: ladrões armados partem do território sul-africano, cortam a cerca que separa Moçambique daquele país, entram nos currais e roubam manadas de gado bovino e caprino. Depois regressam à sua terra de origem. A acção ocorre quase todos os dias.

Segundo relatos dos criadores do Posto Administrativo de Zitundo, em Matutuíne, é um problema antigo e do conhecimento das autoridades policiais, bem como do Governo local.

A situação está a criar sérios transtornos às vítimas, pois os níveis de roubo dos animais aumentam mensalmente. Pior ainda: quando os ladrões entram nos currais chegam a levar toda a manada.

A nossa reportagem colheu mais dados junto do régulo do posto administrativo de Zitundo. Vários são os casos registados. A título de exemplo, o régulo Francisco Tembe apontou que há um criador que perdeu, na segunda-feira da semana passada, 60 cabeças de gado bovino. Outro sofreu o roubo de 51 cabeças no mês de Outubro do ano corrente. Ainda no mês de Outubro, um outro criador perdeu 27 cabeças.

Outro caso ocorrido em Agosto do corrente ano tem como vítima António Chicurane, também criador. Perdeu 32 cabeças. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana