Início » Consumidores aliciados com preços baixos

Consumidores aliciados com preços baixos

Por Idnórcio Muchanga

– Mesmo que pareçam em condições para o consumo, produtos fora do prazo são prejudiciais à saúde

Produtos fora do prazo são comercializados a preços baixos no mercado informal e não só, atraindo alguns consumidores que, aliciados pela oferta, deixam para o último plano a verificação da validade. domingo apurou que saem dos estabelecimentos de grande superfície que, para evitar prejuízos, apostam em promoções e liquidações a escassos dias de vencer o prazo. Em cenários graves são sujeitos à viciação da validade.

A título de exemplo, os cereais que custavam 380 Meticais são vendidos a 149; o vinagre de 35 Meticais chega a custar 15, sumos de 190 Meticais, de 80 a 90 Meticais. A característica comum é que todos estão fora do prazo ou com cerca de dois a cinco dias para vencer.

Segundo a Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE), as promoções têm sido um dos principais indicadores de irregularidades com alguns produtos.

Entretanto, segundo gestores de alguns supermercados visitados pela nossa reportagem e que não aceitaram gravar a entrevista, a promoção é uma prática legal. Para eles difícil é saber quem compra para revender.

De acordo com Muzamani Augusto, porta-voz de uma das maiores redes de supermercados no país, Recheio Cash & Carry, “os produtos não expiram nas prateleiras porque há muita procura”. Leia mais…

TEXTO DE HERCÍLIA MARRENGULE

Fotos de J. Machel e Inácio Pereira

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana