Reportagem

Celebra-se amanhã Dia da Meteorologia

O nosso e outros países do globo celebram amanhã, 23 de Março, o Dia Mundial de Meteorologia. A data marca a entrada em vigor, em 1950, da convenção que instituiu a Organização Meteorológica Mundial (OMM), como agência especializada das Nações Unidas para a meteorologia e clima e, posteriormente, para a hidrologia e o ambiente.

A data visa ainda alertar a população para a necessidade de preservar os ecossistemas assim como fazer uma utilização racional dos recursos naturais do planeta Terra.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) tem a sua sede em Genebra, na Suíça e trabalha como facilitadora mundial, estabelecendo, por exemplo, as bases das contribuições da Meteorologia para a conservação dos recursos hídricos do planeta, para a identificação das causas e para o combate à desertificação. Trabalha nas causas das mudanças climáticas, na gestão das reservas hídricas, das megacidades e regiões agrícolas, cujos principais problemas estão a afectar a vida do planeta.

Como forma de marcar este dia e abordar alguns fenómenos da natureza que são escopo de trabalho dos meteorologistas, o jornal domingotraz nas páginas seguintes uma reportagem sobre trovoadas e raios, numa incursão sobre a interpretação científica dos fenómenos naturais e as interpretações mitológicas que são feitas no país sobre estes eventos, na mesma base de equilíbrio precário entre as forças do bem e do mal, que os mitos incorporam.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo