Tudo indica que o reconhecimento poderá acontecer em meados do próximo ano, coincidindo com o aniversário do estabelecimento do parque (6 de Junho de 2002). Esta área de conservação compreende sete distritos, nomeadamente Ibo, Quissanga, Macomia, Meluco, Ancuabe, Metuge e pequena parte de Montepuez. Tem a particularidade de convergir dois ecossistemas – terrestre e marítimo.
Entende-se por biosfera as condições ambientais em que se processa a vida animal e vegetal. E investigadores sustentam que Quirimbas reúne os requisitos para ser consagrada a primeira reserva de biosfera em Moçambique.
Segundo o seu administrador, Albino Nhusse, não se tratou de processo fácil pelo facto de o parque estar a ser habitado por muitas pessoas e haver necessidade de se conjugar a vida humana com espécies animal e florestal.
A administração do parque reuniu-se muitas vezes com o Comité de Desenvolvimento das Quirimbas (Condeq) para colher a sensibilidade das pessoas ali residentes. Segundo o censo de 2007, vivem nesta área de conservação cerca de 166 mil habitantes.
dbenjamimwilson31@gmail.com